sexta-feira, janeiro 12

Das acções

Um ano passou. Alias, faz dia 18 um ano, mas falamos já 😛

Estou com uma valorização superior a 8% o que acho que é óptimo. Mas, claro, quero mais.

Ia tentar vender as acções agora no início do ano, mas como perdi o meu mapa, terei que aguardar e voltar a fazer contas à vida. Também não me importo, vou estudando e tentar vender só o que me está a "baixar a média".

A 31 de Dezembro de 2023, tínhamos investidos 1500€ +/-.

Isto significa que são 750€ meus e outros do marido. 

Este dinheiro, e volto a dizer que os valores não são reais, uma vez que não iniciei logo o ano com eles, ao longo de um ano, rendeu 18€.

Começámos com 50€, 25€ cada um. Ainda uns meses a colocar só 50€. Até que comprei uma "tarte" com empresas que eu queria. Mais 25€, por isso, 37,5€ cada um. 

Até que umas acções que comprei valorizaram tanto, que só essa "tarte", dos 25€, passou para 100€!

Ora, em vez de 37,5€ cada um, , passei a colocar 75€ mensais cada um.

Depois, comprei fundos, mais 10€ +/- por mês.

A coisa andava ali a rondar os 180€ por mês (os dois juntos), já não me recordo a partir de que mês, mas isto para mostrar que eu não comecei com 1500€.

Se tivesse começado logo com esse valor, teria mais. Não sei precisar quanto, mas isso era certo que teria.

Mas mesmo assim, não acho mau.

Claro que se fizer as contas a este valor em bruto, os 1500€, para lhe achar uma taxa de juro, andaria ali nos 1,5% e e!

Mesmo assim, não era mau em comparação há uns meses atrás que os Bancos davam nada.

Mas resumindo, neste ano, dinheiro que ia estar parado, rendeu 18€ +/-.

Sei que assim, de repente, é pouco. Mas era dinheiro que ia estar parado. E a partir de agora, irei receber mais.

Se em Janeiro de 2023, quando me iniciei nos investimentos, recebi ainda nesse mês 0,06c sobre os tais 50€ que vos falei, agora em Janeiro de 2024 não espero receber menos de 1,50€. Posso dizer que já vou com 1,88€.

Ora é 25 vezes mais do que recebi há 1 ano atrás.

E tenho sempre investido os juros.

Imaginem, invisto 1€ para comprar uma percentagem de acção. Pagam dividendos de 0,01c. No mês a seguir, já invisto 1,01€ e por aí adiante.

Sim, quem olhar assim por alto, é pouco dinheiro. Mas grão a grão, a galinha enche o papo. E nada fiz para ter estes 18€. Absolutamente nada.

E já li que, até se começar a ter dinheiro à séria, demoram pelo menos 8 anos. Depois os juros compostos começam a fazer das suas. Por isso, cá estaremos para ver.



6 comentários:

J.P. Alexander disse...

Genial te mando un beso.

bea disse...

Pouco entendi da sua conversa, Cláudia, mas, segundo ouvi dizer, os juros bancários, neste momento, ao dinheiro parado vão até aos 3%. Vale a pena o seu trabalho? Acredito que sim, já que mostra tanto empenho na função.
Mas eu detesto pensar em dinheiro, e dele quero apenas que não me falta para o essencial e que me ajude a não depender de ninguém em termos monetários. Sempre me serviu para ajudar e não para ser ajudada. E isto eu acho que é sorte.

A Teia Dos 20 Mais x! disse...

18€ é muito bom, ainda para mais se nem inclui o retorno da totalidade do dinheiro que lá tens.
É uma pena teres perdido as tuas notas, porque é realmente bom ver e saber exatamente ao que os juros dizem respeito. O meu retorno dos CA também são só de uma parte do aplicado, há mais de mil euros que ainda não "me deram" nada. E quando se fala do assunto é mesmo bom fazer essa ressalva, dizer "recebi 18€ de 1500" é diferente de dizer "recebi 18€ de 800", e fazes bem em mencionar e frisar isso mesmo.

Bora lá, novo ano, novas contas; Toca a anotar e a fazer contas a ver retornos :)

Sobre os certificados, não sei se viste a minha resposta no meu blog, mas tens de estar a receber mais que eu, pois tens séries mais antigas que pagavam melhor :)


Beijinho e um bom fim de semana :)

Fá menor disse...

Só me aventuro em fundos de investimento. Vou comprando quando estão em baixa, vou vendendo quando sobem.
Acompanho os índices diariamente no site Investing.

Bons investimentos!

Anónimo disse...

Esse dinheiro em cerificados de aforro teria dado um rendimento muito mais elevado.

Natacha disse...

Grão a grão... Chegas onde queres!

Um beijinho :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...