quarta-feira, abril 10

Das vossas questões

Quando fiz aquele texto a falar dos vossos comentários que muitas vezes vêm com perguntas, recebi algumas e nos próximos dias sairão as respostas.

Obrigada Ateiados20maisX 😁

Aqui está a 1ª pergunta, acerca de Finanças pessoais: - Divisão de contas em casal.

Ok, não é uma questão, mas acho que percebi o que pretende/m saber.

 

Cá por casa é tudo pago a meias, havendo algumas nuances:

Renda - pago a meias. Sai da conta conjunta com o marido, onde só entra o ordenado dele, e eu pago-lhe no fim do mês, juntamente com o resto das contas;

Água - a dividir pelos 2;

Eletricidade - a dividir pelos 2;

Net - a dividir pelos 2;

Comida - Normalmente calha 2 semanas a cada um. Mas no meses de 5 semanas, normalmente as 3 semanas finais calham-me a mim. Ou pago eu tudo, dependendo do valor dos gastos, ou pagamos a 3ª semana a meias. Claro que isto não é certo ao cêntimo;

Gás - Ultimamente tenho pago eu sempre, que o marido tem mais despesas. Mas a bilha tem durado 2 meses e olha para mim toda contente 😅

Seguros da casa/condomínio - O meu do Crédito Habitação, pago-o na totalidade. O da casa, divido pelos dois. Condomínio, idem.

Suplementos - Ultimamente tenho eu pago tudo. Das Proteínas a aveia de sabor, sai tudo da minha conta. Mas ainda há aqui decisões a tomar, que devo cortar pelo menos com a proteína, que é uma fortuna!


De resto, os gastos dele saem da conta pessoal dele, os meus, da minha. Gasolina, cada um paga a sua. Seguros de saúde, idem. Ginásio. 

O marido gasta bem mais em gasolina que eu. Neste momento se eu gastar 30€ por mês, é muito. Por isso, vou compensando com algumas coisas.

Pago sempre antes do final do mês. Para ficar tudo certinho.

Refeições fora, normalmente ele paga uma, eu outra. Ou se forem valores pequenos, de se ir comer ao Centro Comercial, posso pagar mais. Depende, lá está.

 

E sim, sempre preferi fazer assim e cada um com as suas contas porque:

- O marido para poupar, é um stress. Vive sempre como se o mundo acabasse amanhã. Qualquer dia acerta.

- Não acho justo eu poupar e privar-me tanto para vir ele e gastar o meu dinheiro.

- Ele tem que aprender a ser responsável com as coisas dele e não contar com o meu dinheiro. Só assim o consigo "obrigar" a poupar. E tem-no feito. Acho que o bichinho já lá está...



3 comentários:

A teia dos 20 mais x disse...

Concordo, principalmente com a parte final. Não faz sentido um ser poupado e equilibrado e o outro esbanjador. Assim sim, faz todo o sentido separar.

Ainda no fim de semana falámos disso em nossa casa, porque uma amiga minha, juntou-se mal acabou a faculdade, o namorado já trabalha à muitos anos, ela não, tinha reserva da bolsa de estudo e espanta-te!! Gastou a por pestanas ao inves de precaver os gastos dos primeiros meses a viver junta sem trabalhar. Teve 4 meses desempregada, a pedir dinheiro aos pais, e claro a mãe ralhou imenso com ela, "quis ser mais que o que é"

Cá em casa também pagamos tudo a meias, assim no geral como abordas aqui. Eu só pago a net/tv sozinha porque ele gasta o triplo ou mais, de mim em combustível coitado.

Em saídas também fazemos assim, um paga umas coisas o outro outras.

Beijinho e obrigada

bea disse...

Seja qual for a metodologia, tem é que haver comum acordo.

J.P. Alexander disse...

Siempre es bueno ahorrar. Te mando un beso.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...