quinta-feira, setembro 15

Dos negócios próprios

Numa outra conversa com a minha irmã, fiquei completamente chocada com algumas das coisas que me disse. É a opinião dela, nem entrei por aí, mas fiquei a matutar naquilo que ela disse.


Eu comentei que, se ela estivesse em Lisboa, se calhar já me tinha atirado a abrir o meu negócio, pois tinha-a a ela para me ajudar.

Pois que me responde que "Deus me livre, trabalhar para a família".

Fiquei parva.

Se fossemos uma família que nos déssemos todo mal, até fazia sentido e aliás, se nos déssemos mal, nem a convidaria para trabalhar comigo, mas não se tratando desse caso, qual é o mal?

Ajudar o meu familiar a ter sucesso, o trabalho é pago, se ele se sair bem, é provável que eu me saia bem também, não vejo problema.

Pois que me diz que "Temos opiniões diferentes e isso não é o meu sonho".

Ora claro que não é o sonho dela, mas será que dali não poderia o dela realizar-se também?

E ok, temos opiniões diferentes, mas se eu é que investi, se eu é que estou a arriscar tudo, é claro que quem manda, sou eu. A dona do negócio, sou eu. Mas parece-me óbvio que, no final do dia, eu peça justificações daquilo que achar necessário. Mas não quer isso dizer que lhe tire a responsabilidade de fazer a função dela.


O meu irmão, já aqui referi, anda a ver se vale a pena comprar ou não a empresa do patrão. Se ele me convidasse para trabalhar com ele, acham que eu dizia que não? Claro que não! Para me matar a trabalhar, que seja para ajudar os meus! Pois acredito que, se ele tiver sucesso, eu tenho sucesso. O ordenado provavelmente iria ser maior. A facilidade de trabalhar remotamente, idem, o esforço de o ver vencer, provavelmente ia ajudar-me a vencer também.

Estarei errada?



9 comentários:

Carla disse...

Compreendo o teu lado, mas digo-te isto... segundo a experiência que tenho e do que tenho visto a acontecer na minha familia... é uma péssima ideia. Por muito bem que se dêem (e acredita que a minha familia dava-se bem, dava-se...) deu sempre porcaria. Deu inicio a muitos ressentimentos, a muitas hipocrisias, a muitos mal entendidos. Nem todos têm jogo de cintura, maturidade, auto-conhecimento e auto-controle para trabalhar em familia.
Tendo visto e ouvido o que ouvi... recuso-me a trabalhar com familia e amigos próximos. Prefiro manter apenas uma relação famliar e ou de amizade do que prejudicar com uma de trabalho.
Eu sei que nem todos são assim. COmo disse, depende sempre do estado em que a pessoa se encontra e se e capaz de separar as águas.
Eu sei que não seria capaz. Tenho uma prima que criou uma empresa e que gostava que a minha mãe trabalhasse com ela como recepcionista. Tendo em conta a personalidade dela... Ia dar muita muita porcaria.
Esta é a minha experiência... talvez te dê um outro ângulo de ver as coisas?
Enfim :)
Beijinhos miúda!

bea disse...

Está certa no que deseja para si. E para os seus. Mas não vejo que sua irmã esteja errada. Há muito quem não goste de misturar negócio e afectos, não é birra dela. Como diz sua irmã, são muito diferentes, podia dar mal, ela não gosta. Ponto.

ateiados20maisx@gmail.com disse...

Não, não és tu quem está errada.

Fiquei meio incrédula também,
Concordo contigo, ajudar os nossos é ajudar-nos a nós também

Totalmente errado a forma de pensar da tua irmã, e ok, opiniões são opiniões, mas lá está, é errada, se nem com os nossos contamos vamos contar com quem???

Beijinho

Jaime Portela disse...

Há maiores riscos de as coisas não correrem bem quando se trabalha com ou para familiares. Mas quando tudo funciona e as pessoas se compreendem, é melhor do que trabalhar com ou para desconhecidos.
Enfim, tudo depende das características das pessoas envolvidas.
Continuação de boa semana, amiga Cláudia.
Beijo.

Anónimo disse...

Olá

bonito a sua forma de pensar…
Mas a realidade não é assim, na maioria das vezes.
Não é fácil mm trabalhar com a família, tudo se sobrepõe além que é impossível desligar o pessoal com o profissional!
confesso que não recomendo de forma nenhuma…

bjs

Cidália Ferreira disse...

É complicado analisar, porém, ajudar a família sempre. Porém, (santos da casa não fazem milagres) Pensa. Mas dou-te razão!
-
Olho o além com esperança...

Beijo e uma boa tarde.

Marisa Reis disse...

Porque é que achas que não trabalho para/com o meu marido?? 24 sobre 24 horas sem poder desligar do trabalho.....na....ainda não é para mim....uma coisa é ajudar de vez em quando, na produção, nas entregas, etc e organizar as coisas para os contabilistas outra coisa seria estar todo o dia com ele. Pode haver quem critique mas enquanto houver dinheiro a vir de mais que um lado é sempre outra segurança. Até porque como ele trabalha em nome individual eu nunca poderia ter um ordenado e eu gosto de poder comprar/poupar/investir o que quero sem ter que estar a pedir se posso ou não.

O ultimo fecha a porta disse...

Depende muito de pessoa para pessoa. Diz-se que amigos amigos negócios à parte. Geralmente acaba mal, o conflito de egos, etc.... Pessoalmente tbm preferia trabalhar para fora.

Agapiya Olga disse...

Cuando estaba solicitando un préstamo para comprar mi edificio como propietario de una pequeña empresa en una situación difícil, los bancos convencionales dijeron que no podían ayudarme. El Sr. Pedro, un oficial de préstamos, se sentó conmigo, escuchó mi situación y decidió que valía la pena arriesgarse. Aquí estamos 3 años después, y acabo de renovar mi préstamo por otros 7 años. No podría haber comprado mi edificio sin la ayuda del Sr. Pedro, y estaré eternamente en deuda con ellos por darme una oportunidad cuando nadie más lo haría".
Le recomendaré que se comunique con un oficial de préstamos, el Sr. Pedro, en la información a continuación si necesita asistencia financiera.
Correo electrónico y chat: +1 863 231 0632 pedroloanss@gmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...