terça-feira, fevereiro 23

Humidade

As nossas casas são frias, regra geral. Seja no Centro, Norte ou Sul, não estão preparadas para o frio que às vezes se faz sentir.

Talvez por isso haja muita humidade nas mesmas.

Mas...

Com esta coisa das obras que temos que fazer cá em casa, que cada vez está pior e isto não ata nem desata, vamos recebendo algumas opiniões de peritos (penso eu que o sejam).

As pessoas, regra geral mas não absoluta, não arejam as casas.

Mesmo com frio, meus amigos, é importante não congelar, mas convém mesmo haver uma limpeza do ar que está na casa. Renovar ares, deixar a casa respirar.

E tenho ouvido isto várias vezes.

Quando o marido sai de manhã e quando eu ia trabalhar diariamente para a empresa, abria sempre a janela do quarto, porque eu sinto o ar do quarto húmido. A nossa respiração durante a noite, naquele ambiente, até parece que faz com que a roupa fique "molhada". 

Se eu sinto isto com a roupa, imaginem depois dias e dias disto, nas paredes, móveis etc.

Fica aqui então este alerta, que podem não ter presente, como eu não tinha, para arejarem mais a casa. E talvez ajude em alguns problemas.



7 comentários:

Isabel Jesus disse...

Eu tenho sempre 3 janelas, am 3 pontos da casa entreabertas: abro de manhã e fecho ao final da tarde.
De humidade acabamos por ter mais o problema nas casas de banho e na varanda da sala...

" R y k @ r d o " disse...


De manha, quando me levanto, agora que estou em confinamento, é abrir os estores e um pouco da janela, a fim de fazer circulação de ar dentro de casa. Se calhar é por isso que a minha casa não cria humidade nas paredes.
.
Cumprimentos poéticos
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

bea disse...

Aprendi isso em garota, Cláudia. E os ambientes não arejados confrangem um bocadinho. Arejar os quartos diariamente é fundamental. Deixo umas horas a janela e a persiana abertas; depois corro só a persiana e escancaro as portas dos quartos. Â noite cerro tudo. Isto, é claro, se não chove. Nesta casa, com boa exposição solar, nunca tive problemas de humidade no interior.
Bom dia:).

A Teia Dos 20 Mais x! disse...

Tens razão e os "peritos" que te têm disso isso também. É importantíssimo arejar as casas. Muita gente não abre as janelas dias inteiros/semanas quando chove, dai a humidade, a circulação de ar é importantíssima ;)

Beijinho

Cidália Ferreira disse...

Sim devemos arejar a casa sempre que possível! Até mesmo por causa do covid! Quer nos dera uma casa com aquecimento!:)

-
Abro a janela e deixo a brisa entrar
-
Beijo e um excelente dia :)

Anónimo disse...

Há anos que arejo diariamente a casa. Aprendi isso em França onde vivi muito tempo. Lá, mesmo no inverno, as casas são arejadas 15 minutos por dia ou até mais. Aqui por casa somos 4 e desde sempre, de manhã as janelas são abertas durante cerca de 30 minutos antes de eu ir trabalhar... como a casa tem exposição nascente-poente, o ar circula em corrente de ar com as janelas na posição de basculante. É o suficiente para renovar o ar e sentir a casa a "cheirar a fresco"! Moro em Lisboa e por aqui nunca tive humidade... E sim, arejar é um hábito bastante saudável quer para nós quer para a casa!

O último fecha a porta disse...

A minha avó está a fazer obras na casa onde ela viveu, que está alugada, devido à humidade. este ano choveu imenso por estas bandas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...