sexta-feira, agosto 19

Conselhos de quem nada faz

Basta pesquisarem que rapidamente encontram opiniões sobre tudo e mais alguma coisa.

O bom da internet é isso mesmo, acesso a informação.

O mau da internet é isso mesmo, acesso a informação em demasia, que pode ou não ser credível, etc.


Há pessoas que falam bem de marcas/isto/aquilo porque são pagas.

Há pessoas que falam com base no medo.

Há pessoas que falam com base em estudos e experiências.

E é nisso que se têm que focar.

Saber separar o trigo do joio.

 

Eu só falo aqui de coisas pelas quais passei, pelas quais tenho alguma experiência ou, quando não tenho, faço questão de alertar para isso mesmo. Por exemplo os filhos, refiro isso muitas vezes. Não os tenho. Mas acho que serei assim e assado, com base no bem que me conheço e por aí fora.


Nunca na vida vou dizer "não faças isso" ou pelo contrário dizer "atira-te de cabeça".

O máximo que posso fazer é aconselhar mas não falando logo de coisas negativas!

E é aqui que o pessoal peca! É verdade, a nossa mente é perita nisso, eu própria luto contra isso diariamente, mas temos mesmo que vencer esta mania.

Mudar de trabalho:

Ah mas não devias mudar, ao menos estás efectiva.
Olha que tens uma casa para pagar.
E se não corre bem no outro sítio?

Malta mas e se correr bem? E se não correr bem no outro sítio, não posso arranjar trabalho noutro lado? Sempre tenho, mesmo que por pouco tempo, o subsídio! Se nunca arriscarmos é que nunca vamos saber. Não nos podemos é depois queixar que a vida é só trabalho, que a vida tem que ser mais que "isto" se temos medo de arriscar!

E repito, contra mim falo!

Investir na bolsa:

Ou falam com alguém que já investe e vos dá uma opinião real de quem investe, ou esqueçam. Só vão ouvir:

É arriscado.
É difícil.
Não faças isso, ainda perdes o dinheiro todo
Ou pior, investe se estiveres preparada para perder muito dinheiro.
Somos pobres, temos que trabalhar...

Não há a porra de uma pessoa que chega e diga epá pessoalmente acho complicado MAS estuda 1º e arrisca pouco, inicialmente, até aprenderes.
 
Na nossa vida, em todo o lado, só temos pessoas à nossa volta a incutir o medo!
 
Não faças, não arrisques, não mudes, não perguntes, não estudes. 
 
CHEGA!
 
Repito, contra mim falo, mas CHEGA!
 
Com cabeça, tronco e membros, podemos tentar (e vejam que disse tentar!) lutar por uma vida melhor, por uma vida mais fácil, mais leve, etc, o que quer que seja que pretendamos.
 
Se correr mal? Deixamos de fazer aquilo e vamos estudar mais, vamos analisar mais, vamos aprendendo com os erros. Mas ficar parado nunca foi solução para ninguém.
Principalmente para quem quer mais da vida.
 
Sabem, se trabalharem muito muito muito, quem vai enriquecer?

O vosso patrão! Porque nós, duvido muito que sejamos. Pois trabalhamos todos para chegar à reforma e ter aquele dinheirinho ao final do mês.

Se é mau? Nada! Mas para quem quer mais, poderá ser pouco.

Tudo com cabeça, tronco e membros malta. Podemos chamar a atenção aos nossos amigos/ familiares dos riscos, das despesas, etc, mas podemos nessa mesma conversa incentivar, motivar, dar apoio!
 
O meu irmão anda a ver, pois quiseram-lhe vender a empresa onde trabalha, com as dívidas. Eu disse logo um "não faças isso!"? Não! Disse que, para já, não se meter nisso, que se precisava de analisar as contas 1º e muito provavelmente estruturar a empresa, mas não lhe retirei a ideia da cabeça. Aliás, até fiquei foi bastante motivada com a ideia.



2 comentários:

ateiados20maisx@gmail.com disse...

Infelizmente será sempre assim Cláudia, as pessoas e a nossa própria cultura é mesmo assim, um medo tremendo de arriscar.

É o conformismo da educação, às vezes nem é por mal, dizem da boca para fora apenas, porque assim ouviram a vida inteira...

Para realmente fazer algo de diferente tem de se ser bastante ficado.

Beijinho e bom fim de semana

Isa Sá disse...

Não é fácil aconselhar. Já criticar parece que toda a gente o sabe fazer. As criticas até são bem vindas quando construtivas. Agora em forma de ataque isso não.
Isabel Sá
Brilhos da Moda

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...