terça-feira, agosto 9

Liberdade/Independência Financeira

Muito se tem falado deste assunto ou aliás, muito eu tenho lido acerca deste assunto.

Porque me interessa de verdade.

Penso que a liberdade financeira eu já tenho. 

Começando do início, o primeiro passo para se atingir a liberdade financeira, é não ter dívidas.

Neste momento e espero assim manter, a única dívida que temos, é a casa. Se poderia abater uma parte do valor? Poderia. Mas eu/nós preferimos ter esse valor disponível para nós, caso surja algum imprevisto.

Mas de resto, dívidas, zero. 

Perfeito.

Agora o 2º passo é constituir a nossa reserva para a liberdade financeira.

E o que é isto da liberdade financeira? É multiplicarem os vossos gastos mensais, por uma quantidade desejável de meses, normalmente entre 6 a 12 meses.

Imaginem, todos os meses, os gastos todos perfazem a quantia de 1000€.

Para terem uma boa reserva para a liberdade financeira, é bom terem junto 6000€, o óptimo 12000€.

E atenção, este dinheiro podem "investir" mas em produtos de baixo ou nenhum risco, tipo Certificado de Aforro ou Tesouro.

Fazendo as minhas continhas, tenho mais de 12 meses de reserva para a Liberdade Financeira, portanto mais um ponto a meu favor.

Nota: Esta reserva pode servir, por exemplo, para trocarem de trabalho. Já não pesa tanto na consciência, caso aconteça algo depois, uma vez que têm este valor para se governarem. 

Mas..... independentemente de eu ter este valor, eu prefiro continuar a não lhe mexer. Se assim for, perfeito. Ajuda a atingir a tão desejada Independência financeira.

E a independência financeira é, nada mais, nada menos, que viver de "rendas". Viver do dinheiro que colocaram a trabalhar para vocês.

Isto atinge-se acumulando e investindo.

Lembram-se de eu ter falado que um grande objectivo era reformar-me mais cedo?

Aqui está a explicação de como o atingir.

Atenção: Se vai ser fácil e rápido? Acredito que não, só saindo o Euro milhões. Se posso até nunca conseguir? Talvez. Mas eu nem estou focada nisso. 

Estou numa de tentar e é isso que quero fazer, ir tentando.



4 comentários:

bea disse...

Nesse aspecto já não tento nada além do quotidiano necessário e um pouco de lado para uma emergência.

Isa Sá disse...

Nunca devemos desistir dos nosso objetivos.
Isabel Sá
Brilhos da Moda

- R y k @ r d o - disse...

Oxalá consiga angariar fundos monetários que lhe permitam essa estabilidade financeira. Eu vivo o dia a dia. Confesso não ter espírito de investidor. Sobra-me pouco mas não me falta o essencial.
.
Abraço virtual de amizade
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

Cidália Ferreira disse...

Infelizmente o dinheiro rende zero... Mas sim, convém o pé de meia para alguma eventualidade. Em minha casa só entra um ordenado...
-
Uma excelente semana. Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...