quarta-feira, agosto 17

Do mapa das despesas

Como disse, fiz um mapa para registar todas as minhas despesas.

Sei bem onde gasto o dinheiro, sei quanto poupo, sei que não tenho gastos supérfluos ou é raro tê-los, etc.

 

Mas, colocando a coisa em perspectiva, dá-nos uma outra ideia da dimensão dos gastos.


Como disse, só me iniciei neste mapa em Julho deste ano, logo, ainda tenho muito pouca informação, mas se neste tempo que decorreu, por muito pouco que seja, já me deu esta perspectiva, imagino com o avançar dos meses.

Isto não quer dizer que vá cortar nas coisas para poupar, nada disso, até porque estes dois casos, são mais do que necessários, mas imaginem:

 

Consultas do psicólogo - Vamos supor que pago 50€ por cada consulta. Dá uma média de 2 consultas por mês, logo são 100€. Ao fim de 1 ano, 1200€.

Se eu tinha noção que eram caras? Sim! (Eu sei que há bem piores que este exemplo) Mas se já tinha agarrado e feito as contas assim? Não. (Talvez aqui inconscientemente, uma vez que sei que é tão necessário que nem me preocupei com isso).

Mais uma vez, não vou cortar com isto porque me é extremamente necessário, mas estão a ver onde quero chegar? Se quando passar a 1 consulta por mês, faz de conta, me vão sobrar 600€ ao ano ou sobram mais 50€ por mês, o que fazer com este dinheiro?

É certo que até lá, a vida dá muitas voltas, mas é só para perceberem e colocar a coisa em perspectiva.

 

Seguro de saúde -  Faz de conta, o mais básico, 25€ por mês. Num ano, mais 300€. Se têm a possibilidade de a vossa empresa pagar seguro, aproveitem!

São mais 300€ que sobram.


Não tão necessários, embora eu seja apologista de uma vida sem excessos, mas a vida não pode ser só trabalhar:

Netfilix - 7,99€ por mês, o valor mais baixo. 95,88€ num ano.

E por aí fora.

 Só aqui, em três exemplos, quase 1600€.

Repito, não vou cortar nada disto. Porque não posso só ter obrigações na vida. Dificilmente terei algum gosto de cá continuar se assim for, mas ter esta perspectiva global dos valores que gastamos por mês/ano em certas coisas, faz pensar.

Imaginem que tinha necessidade de cortar em algo, ou rever preços. Se já se paga 8€ da netflix porque na tv não dá nada de jeito, não será melhor reduzir o pacote da Tv e assim, o que se poupa num, compensa o gasto no outro?

Mais uma vez, eu sei que há pessoas que nem hipótese têm de fazer essas contas e tenho mesmo é raiva dos patrões que pagam tão mal e do Estado que faz estes impostos, mas estou a tentar não chegar a extremos.



2 comentários:

Jovem Jornalista disse...

A gente tem que controlar os nossos gastos mesmo para termos maior saúde financeira.

Boa semana!

O JOVEM JORNALISTA está está em HIATUS DE INVERNO de 03/08/22 à 01/09/22, mas você sempre é bem vindo (a) para visitar e comentar os posts! Tem post novo! Não deixe de conferir!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Cidália Ferreira disse...

Já que fazer ginástica aos euros!
-
Gritos desmedidos, de gente, em aflição

Beijos. Boa tarde!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...