quinta-feira, março 10

Das semanas de 4 dias

Tenho andado a ver só as letras gordas nas notícias que falam que cada vez mais países aderem a esta semana de 4 dias.

Ainda não percebi bem como funciona, mas eu tenho ideia que é ter um fim-de-semana mais comprido. Mas, já me vieram dizer que significa também que se tem que trabalhar 10h nos outros 4 dias e não as habituais 8h. 

Alguém sabe como é com certeza?

Isto é muito giro, mas, como sempre, tem que se começar por baixo em primeiro lugar.

Se os patrões/chefes/directores no geral e falando por alto, continuam a achar bem quem faz horas extra e a "condenar" quem sai a horas certas, a 1ª mudança deveria começar por aí. Acabar com as horas extra. (Eu sei, muita gente ganha mais aqui nestas horas, mas a culpa mesmo é dos baixos ordenados. Ninguém faz extras por gosto).

Segunda mudança, porque não pôr toda a gente a trabalhar 35h como no público?

Eu sou-vos sincera, aqui a questão não é não gostar de trabalhar ou sei lá... Até porque gosto mesmo do que faço. Odeio estar parada.

Mas não acho produtivo 8h no mesmo local. Perde-se o foco ao longo do dia.

E sou sincera também, trabalho ainda mais rápido quando sei que o meu dia é mais curto.

E raramente faço horas e tenho o meu trabalho em dia.

 

Conclusões?

Fazer horas extra esporadicamente, ok!  Fazer horas extra constantemente pode significar 3 coisas:

- Ou trabalho em excesso nessa pessoa e tem que ser revisto;

- falta de organização da mesma/concentração/etc;

- Demasiadas pausas ao longo do dia, pelos mais diversos motivos.


Fazer horas extra não significa que mais trabalho apareça feito:

Conheço muita boa gente que pára 50 vezes ao longo do dia, em cafés, conversas, fumar, etc... Depois chega às 18h e não saem. Perante a mentalidade normal dos patrões, isso é que é bom. Só que não. Nós vemos quantas pausas elas fazem e se fizessem menos e conversassem menos, o trabalho aparecia feito.

(Atenção que não alimento uma política laboral onde não se converse, não se conviva, nada disso. Mais uma vez, o meu trabalho está feito e eu farto-me de conversar, fazer piadas, etc).

Trabalhar 8h certas, também não garante o trabalho todo feito: 

Uma vez que a nossa produtividade tende a vir a reduzir com o passar das horas. 

 

Sou apologista, para já, duma redução de 40h laborais para as 35h.

Fazia toda uma grande diferença. E sou apologista por mais trabalho remoto, para quem é possível.



6 comentários:

bea disse...

Parece-me uma questão mais complexa do que afirma, Cláudia. Que depende de muitos factores. Claro que, da parte dos trabalhadores, nada contra.

A Teia Dos 20 Mais x! disse...

Isso das pausas é muito real... no meu antigo trabalho tinha um colega que demorava aos 40 min na casa de banho, só de uma vez. Mas também chegava à hora de saída e saía loguinho! nem mais um minuto.

Tens toda a razão, horas extra ou a mais de trabalho não significa maior eficácia, de modo nenhum.

- R y k @ r d o - disse...

Tudo muito verdade... tudo muito discutível.
.
Saudações poéticas
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

Jaime Portela disse...

Eu sou pelos fins-de-semana de 7 dias...
O que faz aumentar a produtividade é a organização do trabalho. Muitas horas pode ser contraproducente.
Excelente crónica, gostei imenso.
Continuação de boa semana, amiga Cláudia.
Beijo.

Cidália Ferreira disse...

Sou a favor das 35H, mas para quê se depois querem horas extras?

~~
Coisas de uma Vida

Beijos, boa tarde.

Marisa Reis disse...

Poderia ser eu a escrever isto " Fazer horas extra não significa que mais trabalho apareça feito: Conheço muita boa gente que para 50 vezes ao longo do dia, em cafés, conversas, fumar, etc... Depois chega às 18h e não saem. Perante a mentalidade normal dos patrões, isso é que é bom. Só que não. Nós vemos quantas pausas elas fazem e se fizessem menos e conversassem menos, o trabalho aparecia feito."

Tratam de assuntos pessoais no horário de trabalho a toda a hora, é lares para os avós, marcação de exames para os pais, encontrar creche para os filhos, encomendar roupas, brinquedos, etiquetas para a escolinha....tudo serve para ocupar o horário de trabalho e assim depois saiem mais tarde para ficarem bem vistos....

ODEIO

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...