quarta-feira, abril 19

Do psicólogo

Digam o que disserem, a meu ver, toda a gente devia ter acesso a um. Devia ser considerado saúde. Infelizmente, devido aos preços praticados, torna-se um luxo. Parece as idas ao dentista.

Eu, infelizmente, passei a ir só uma vez por mês, por causa de ter deixado de ser comparticipado pelo seguro. Mas mesmo assim, na última vez que lá estive (poucos dias antes dos meus anos) senti que saí de lá mais leve. Vim radiante.

É certo que com o passar do tempo, o nosso mood volta ao que era +/-, mas sentir o largar ali alguns pesos, é bom demais.

Aquela pessoa é paga para nos ouvir, é verdade. Mas coloca-nos as questões certas. E de facto, ouve-nos para ouvir e não ouve para replicar. Ouve-nos de verdade para ajudar. Para fazer apontamentos.

É totalmente diferente de uma migo, de um familiar. Totalmente mesmo. Por mais que confiem, por mais que se achem um livro aberto com todos, aquele profissional sabe o que faz. Orienta-nos. Dá-nos a sua opinião profissional.

Sério, é mesmo muito bom.

Não me canso de o dizer.

Já aconselhei várias pessoas a ir ao psicólogo se assim puderem, e acabam todos por admitir que realmente faz milagres.

Já fez 1 ano que lá ando. Sei que ainda tenho um longo caminho, ainda para mais agora com a redução das consultas... Mas nem me sinto preparada para o "largar". E se tiver oportunidade, espero manter esta rotina, pois sei que me faz muito bem.



3 comentários:

J.P. Alexander disse...

Ojala te vaya bien con la psicóloga. Te mando un beso.

bea disse...

Bom, eles são profissionais, não é, Cláudia. Estudam para isso mesmo, dar consultas, ouvir, tirar apontamentos, orientar e sei lá que mais. Se fossem exactamente iguais a um amigo, não valia a pena pagar-lhes. Talvez o mundo tivesse mais e melhor saúde mental se os seus serviços fizessem parte das consultas do SNS, por exemplo. Mas nunca o saberemos. O SNS já custa a aguentar-se com serviços médicos da saúde física, quanto mais pagar a psíquica. Portanto, psicólogos são luxo de alguns que, espero eu, sejam - ao menos - pessoas bem resolvidas. O resto do mundo, e é um grande resto, resolve-se como pode.
Quanto ao seu caso, se acha que o psicólogo lhe faz tanta falta assim, por que não opta por prescindir de outras coisas em vez das consultas? Trata-se do seu bem estar. Tem de fazer melhor as contas:).
Bom dia

A Teia Dos 20 Mais x! disse...

Gostava de ir confesso.

Saúde psicológica é tão ou mais importante que a física.

Beijinho

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...