terça-feira, abril 4

Mentalidades

É muito difícil mudar a mentalidade de alguém.

Sim, vou falar, mais uma vez, de investimentos.

Não quero obrigar/influência ninguém a investir em acções, nada disso!

Mas a mentalidade com a qual me tenho deparado, em algumas pessoas, é assustadora.

É certo que investir, onde quer que seja, requer sempre uma linha temporal grande! A não ser que invistam em criptomoedas e isso, para mim, já é arriscadíssimo. Podem perder dinheiro à séria. Mas se vale a pena? Valerá para quem perceber disso.

Ando a falar com a minha irmã, que tem menos 9 anos que eu, para começar a investir. 

Partilhei com ela uma imagem que tinha uma linha temporal e de aportes mensais que se tinha que fazer para atingir a meta de 300.000€.

125€ - 40 anos - num produto com uma rentabilidade de 7%

200 e tal € - 30 anos - num produto com uma rentabilidade de 7%

E por aí fora até chegarmos aos 600€ por mês - 20 anos com os mesmos 7%.

Começou a conversa de como raio iria colocar 600€ por mês, de lado. É  claro que se essa não é a nossa realidade, não vamos olhar para ela! Ou então, tem que pensar em maneiras de ou poupar ou fazer mais dinheiro. Olhemos para os 125€ por mês. 

"Ahhh, mas 40 anos para ter esse dinheiro?"

Vamos então pensar juntos. Temos 3 hipóteses.

1 - Vivemos YOLO (só vivemos uma vez) e é chapa ganha, chapa gasta.

2 - Poupamos apenas esses 125€ metendo debaixo do colchão e temos, ao final desses mesmos 40 anos, 60mil€

3- Investimos esse valor e temos, ao final desses 40 anos, 300mil€.

O tempo passa de qualquer maneira!

Eu sei que esperar 40 anos para ter dinheiro, quando agora é que precisamos dele, é o que assusta mais ou desmotiva mais as pessoas a começarem. Mas se pensarem sempre assim, nunca começarão nada.

É melhor chegar à velhice e não ter dinheiro? Depender totalmente do Estado e nem saber se reforma temos? Ou se nos reformamos sequer? Ou é melhor ter algum de parte? Fazer alguns esforços?

É claro que esta rentabilidade requer estudos, é claro que nem toda a gente, infelizmente, consegue poupar 125€ por mês, etc. Há várias realidades.

E é claro que há muita coisa a se fazer antes de sequer se começar a pensar em investir! Há toda uma adaptação, planeamento, registo de hábitos, mudança de hábitos, privações, etc.

Eu sinto que já ultrapassei essa fase. A única dívida que tenho é a da casa. 

Tenho um fundo de emergência, tenho reserva financeira, tenho poupanças. Não compro nada por impulso. Penso bem antes de comprar algo. Faço listas, estudo, planeio.

O próximo passo era mesmo investir e cá estamos nós.



7 comentários:

J.P. Alexander disse...

En eso concuerdo contigo siempre hay que ser previsor y comprar las cosas con cuidado. Te mando un beso.

bea disse...

São bons projectos para quem tem uma vida pela frente. Força, Cláudia. Não esmoreça (na minha terra diz-se "desmoreça").
Bom dia

A Teia Dos 20 Mais x! disse...

Não é mesmo fácil falar de dinheiro não....
E cada vez mais, porque a resposta é "e com este tempo que vivemos achas possível poupar onde???", aí até me sobem calores.

Infelizmente, sei que não é fácil para todos, sim sei, mas somos mesmo um povo habituado a estar encostado!! A reclamar, a deixar viver... "Ahm, eu não poupo por causa da crise", EPA! E muitos fazem por aí vida melhor que eu que se calhar ganho 50% a mais. Mas pronto...

É tal e qual como tu dizes, o tempo vai acabar por passar sim, e mais se ela tem -9 anos que tu, mais depressa tinha capacidade de chegar a esses valores.

Mas pronto, cada um com as suas ideias :)

Beijinho

- R y k @ r d o - disse...

Gostei de ler. Elogio a publicação
.
Cumprimentos poéticos. Um dia feliz.
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

Olavo Marques disse...

Gosto da maneira de pensar. Acredito que para além desse tipo de métodos, haja outras coisas onde é possível se ter um rendimento maior. O importante é não estar parado nem desmotivado. :)

Cumprimentos,
Cantinho dos Poemas de Criança 👦.

Jovem Jornalista disse...

Planejamento é tudo na vida financeira.

Boa semana!

O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Cidália Ferreira disse...

Gostei de te ler! As coisas estão cada vez mais complicadas!
.
Soltam-se as gotas, como sorrisos do rosto...
.
Beijo e uma excelente tarde.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...