quarta-feira, abril 22

Ho'oponopono

Esta palavra estranha, aprendi-a no Reiki.

E é isto:


Tento, diariamente, dizer as quatro palavras que compõem este "mantra":


Mais uma vez, parece uma coisa super simples, mas para mim, não o é.

Porque a ideia, não é dizer por dizer. É dizer e sentir e isso, lamento, mas poucas pessoas o conseguem.

Eu preciso de todas elas. A gratidão, faço-o no decorrer do meu dia.
As outras, são as que precisam ser mais trabalhadas. E nem tanto em relação aos outros, mas em relação a mim mesma.
Porque sou a minha pior crítica, a pessoa que mais mal me faz com pensamentos negativos, eu sei lá.

Há outra coisa que também ando a fazer e espero que se torne um hábito.

Sempre que tenho a voz na minha cabeça com palavras más para mim ou sempre que me lembro de uma situação má ou que me incomodou e começo a revivê-la, paro e digo "Cancela, Limpa e Apaga".
E penso numa coisa positiva.

Passo a vida a agarrar-me a coisinhas pequeninas que me incomodam e são isso mesmo, pequeninas. E não merecem o meu tempo nem que eu perca a minha paz por elas.
Mas perco, porque tudo é um filme para quem sofre de ansiedade.

Alguém não me falou? A culpa é minha, porque falei baixo, porque não sou interessante, porque isto, porque aquilo...
Alguém deixou de me seguir? A culpa é minha porque não publico coisas interessantes, etc, etc...

Percebem onde quero chegar?

E o mal, maior parte das vezes, não está em mim e sim nos outros.

Ando nesta luta e eu acredito que vou conseguir. Nem que seja com a idade.


6 comentários:

Isa Sá disse...

Nunca tinha ouvido falar nessa palavra!

Isabel Sá  
Brilhos da Moda

Cidália Ferreira disse...

Como diz o ditado, aprendemos até morrer! Bem verdade!

-
O vento agreste soa a tempestade
-
Beijos e un dia feliz!

" R y k @ r d o " disse...

Bom dia;- Não conhecia essa palavra e, até desconheço, se existe no vocabulário português.

Quando ao resto, o querer limpar essas lembranças pequeninas que a incomodam, é mesmo para valer, ou é apenas para se tentar convencer a si mesma?
.
Votos de Um dia de fé

bea disse...

Mas quer conseguir o quê, afinal? Viver melhor e sem pensamentos negativos?! Não entendo essa luta pelo positivo. A vida tem de tudo. O ponto é não nos fixarmos demasiado nem nos tormento nem nas alegrias, mas sofrendo cada um. Não sei se levar a vida a emendar-nos, resolve. Mas penso que por exemplo psiquiatras, psicólogos e a gente de teorias espirituais, de como viver melhor e etc, lhe darão razão, o aperfeiçoamento pessoal no sentido de viver melhor consigo é assim uma meta; julgo eu que não sei nada dessas coisas e nem sou crente.

O último fecha a porta disse...

que "palavrão" :)
Viver um dia de cada vez e não stressar ;)

A Teia Dos 20 Mais x! disse...

Já ouvi falar, mas confesso que ainda não li nem pesquisei muito sobre o tema, deixas aqui algumas noções, vou ver se vejo sobre o assunto :)

beijinho e tudo a correr bem por aí :))

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...