quinta-feira, abril 21

Investimentos/poupanças

Sempre me interessei por estes assuntos.

Poupar dinheiro é, aliás, o meu lema de vida.

Se consigo poupar nos dias que correm? Consigo. Não tanto como em casa dos pais, nem tanto como há uns tempos atrás, mas consigo e isso é que importa. 

Se consigo poupar todos os meses? Não. Infelizmente há meses em que vai tudo e mais ainda.

Mas regra geral, poupo.

Muito graças à prestação baixa da casa, é verdade (irá aumentar e estou com medo, mas tudo a seu tempo) mas também porque prefiro poupar em vez de gastar dinheiro, muitas vezes, comigo própria.

Se continuava a poupar, embora menos, mesmo que entrasse para a luta, como sempre quis, por exemplo? Penso que sim. Quase de certeza que sim. Mas sempre fui de realmente deixar de fazer coisas para poder poupar.

Entretanto, como acho que devo ter um "extra" ou outra "fonte de rendimento" e um part-time é quase impossível, falei com a minha mãe que percebe +/- da coisa e pensei em investir algum dinheiro.

Claro que o investimento é sempre baixo, mas a minha ideia era até investir agregando-me já a um investimento (ou os que forem) que o meu avô já tem e assim, aumentar o capital dele e ao tirar os dividendos, retirar a minha proporcionalidade.

Mas tenho sempre medo de arriscar. Porque só eu sei o quanto custa para conseguir juntar um bocado todos os meses e ainda ver o dinheiro a evaporar. É melhor pouco que nada.

Mas depois há este bichinho em mim que sempre existiu e sempre me disse para arriscar num investimento. Acções ou sei lá, sei que são produtos de risco elevado, mas pelo que a minha mãe deu a entender, eles têm um bom gestor e a coisa tem corrido bem.

A minha ideia era, depois de conseguir o "meu dinheiro de volta", investir apenas com os ganhos. Assim, o medo seria menos. Claro que se ganhasse, hipoteticamente, 5mil€, iria tirar uma parte, mas pelo menos já não era "dinheiro meu".

Conhecimentos acerca do assunto não tenho, mas ando cada vez mais a pensar nisto.



10 comentários:

A Teia Dos 20 Mais x! disse...

Já falámos um pouquinho sobre isto, acho que tendo a oportunidade de agregar valor ao investimento do teu avô, sim devias fazê-lo, além disso é o que a tua mãe te diz, têm um bom gestor de conta, tem corrido bem, obvio que não é uma garantia infinita, mas já é um à vontade que tu ganhas

Boa sorte ;)

Beijinho

- R y k @ r d o - disse...

Diz o ditado e com razão: "" No poupar ... está o ganho ""
.
Cumprimentos poéticos..
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

Jaime Portela disse...

Tenha cuidado com os investimentos de risco. Os amadores são os grandes financiadores dos profissionais...
Continuação de boa semana, amiga Cláudia.
Beijo.

bea disse...

Detesto pensar em dinheiro. Não sei aconselhar nesse aspecto.

Isa Sá disse...

Espero que tenhas sorte nos teus investimentos.

Isabel Sá
Brilhos da Moda

Cidália Ferreira disse...

Arriscar por ou não ser bom. Sobretudo no tempo em que nos encontramos!

-
Coisas de uma Vida
Beijos e uma boa noite.

Anónimo disse...

Boa tarde,
Perdoe-me a intromissão, mas acho que não me levará a mal, pois este comentário é feito por preocupação e não como crítica, nem nada disso. Escrevo esta parte apenas porque sei que, por escrito, muitas vezes perde-se o sentido que realmente se quer dar às coisas e somos mal interpretados.
Fala que está a ponderar juntar as suas poupanças, ou parte delas, a um investimento do seu avô. Pergunto-lhe: fica bem com isso? Sei que tem uma boa relação com o seu avô, mas e o dia de amanhã? E se se passarem a dar mal por qualquer motivo? E se ele, num momento de fraqueza/loucura/demência/ao ser enganado por alguém, se desfaz de todo esse dinheiro?
Eu pergunto isto, porque talvez não tenha pensado nisto, acontece que por vezes as pessoas fazem as coisas de coração cheio de boas intenções e não pensam nos riscos, e depois acaba por haver chatices com familiares, que eram evitáveis.
Bom fim de semana!

Eduardo Franciskolwisk disse...

Oi, eu queria saber mais sobre investimentos que vcs têm em Portugal.
Não quero saber sobre as ações porque imagino que seja a mesma coisa no mundo todo.
Eu queria saber sobre os investimentos conservadores (Renda Fixa).
Aqui no Brasil temos a poupança, o CDB e o LCI/LCA.
Quais vcs têm aí em Portugal que paga um pouco menos mais é mais seguro?

O ultimo fecha a porta disse...

PPR.
Pensa nisso. Tem benefícios fiscais. EM IRS reembolsam uma parte muito significativa.

Cláudia disse...

@Eduardo Franciskolwisk não estou muito dentro do assunto, mas certificados do Tesouro ou Aforro parecem -me bons investimentos

Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...