quarta-feira, abril 20

Voluntariado

Como vos disse ontem, na Quinta fomos ver uma associação para fazermos voluntariado.

O marido é que deu a ideia, escolheu a associação, tudo.

Eu já tinha pensado nisso, mas com a vida agitada que temos, nunca surgiu a oportunidade. Mas como há pessoas que precisam mais que nós, decidimos avançar e obter a informação necessária para dar esse passo.

Fomos até lá, já tendo chegado atrasados, pois não dávamos com aquilo por nada.

Chegámos lá, falámos com um Sr. que estava a trabalhar e disse apenas para esperarmos que alguém já aparecia. Fomos para a rua e esperámos. Ninguém aparecia.

Entretanto veio um rapaz que voltou a perguntar o que queríamos, explicámos e ligou a alguém que só apareceu também quase 15 minutos depois.

A 1ª impressão que a associação me deu foi realmente a falta de condições. Eu sei que a ideia não é ostentar e realmente não ia à procura disso nem é isso que quero ver, mas senti-me com nojo, admito.

Subimos entretanto a uma sala para preenchermos uns papéis, sobre os quais perguntei se era já uma inscrição definitiva. Confirmaram. Fiquei de pé atrás pois a ideia era obter informações e não inscrever-me à bruta.

Mas preenchemos os papéis mesmo assim.

O marido estava entusiasmado, já eu, sempre de pé atrás.

Falámos de nós, demos a conhecer um pouco a nossa rotina e depois ele perguntou o motivo porque queríamos fazer voluntariado.

O marido, sempre entusiasmado e eu, cada vez mais distante.

Lá a meio da "entrevista", o rapaz pergunta a nossa disponibilidade, à qual dizemos 6ª à noite. Ele vira-se automaticamente e diz que pedem que seja uma coisa regular, isto é, que sejam todas as Sextas.

Ora aí, o fio rompeu.

Senti que era uma espécie de voluntariado à força.

O marido, mais uma vez, todo entusiasmado, a dizer que a ideia dele era ir todas as Sextas sim. Já eu, cada vez mostrava menos interesse, até que o rapaz perguntou se estava ali contrariada.

Admito que fui porque o marido quis, pois acho que não é a melhor altura para fazermos voluntariado, mas a partir do momento em que senti que era voluntariado à força, perderam-me.

Uma coisa é eu voluntariar-me e ir uma Sexta por mês, por exemplo, que podemos fazer esse esforço. Outra completamente diferente é obrigarem-me a ir todas as Sextas.

Saímos de lá com as inscrições e com a indicação que tínhamos que ir falar 1º.

Ora irritaram-me aqui várias coisas da parte da associação, como esta "obrigação" e o facto de ser uma IPSS, logo, não é totalmente desprovida de dinheiros e depois, por parte do meu marido.

Está sempre a queixar-se de cansaço, faz muito pouco em casa devido a esse cansaço, tenho que me irritar 50 vezes para que faça as coisas e nunca mostra entusiasmo com nada. As nossas Sextas muitas vezes servem para fazermos as compras e tentar avançar com algumas limpezas para aliviar o fim-de-semana.... Outras vezes, servem mesmo para descansarmos, tal o ritmo da semana foi desgastante.... Mas para ir fazer voluntariado, estava ele todo disponível, todo radiante.

Irritou-me mesmo.

Não vamos, por agora, fazer voluntariado.

Já ajudamos alguns canis, à nossa escolha, 1 diferente todos os anos, já compramos comida para ajudarmos quem precisa, mas lamento, não posso neste momento abdicar de uma Sexta Feira à tarde/noite para ir fazer voluntariado forçado. Já ando a desejar ter dias de 48h, quanto mais ainda...



4 comentários:

A Teia Dos 20 Mais x! disse...

A meio do texto o "senti-me com nojo" foi forte, fiquei a pensar se não será uma instituição de animais mal cuidada e higienizada. Mas como não falas a esse respeito, fiquei na dúvida.

Voluntariado passa por isso mesmo, poder ir quando efetivamente se pode, é uma "obrigação" no teu sentido individual do querer ajudar, não uma obrigação de horário marcado, para isso já bastam as obrigações pessoais e legais que tens.

Quanto ao marido, entendo, vê-lo disponível para um horário fixo todas as semanas em dias que anteriormente já se queixou de cansaço para não fazer os afazeres de casa.... Pois que irrita, irrita.

Beijinho

bea disse...

Não sabia que o voluntariado era assim uma coisa a horas e dias certos. Mas, pensando melhor, é capaz de agilizar o funcionamento das organizações. De acordo com o que por aqui conta, a Cláudia tem uma agenda muito carregada, até aos fins de semana. A solidariedade exerce-se sempre que surge a oportunidade, basta estarmos atentos. E não se preocupe com associações a que não pode dar resposta.

Cidália Ferreira disse...

Eu não sei se faria... É complicado!

Sussurros à lua...
Beijos e uma excelente semana

- R y k @ r d o - disse...

Não tenho feitio para fazer voluntariado, reconheço. Elogio quem o faça
.
Uma quarta-feira feliz … cumprimentos cordiais.
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...