quarta-feira, abril 27

Poupanças

Como disse na semana passada, adoro poupar dinheiro. Faço sempre as minhas contas no final do mês a ver quanto poupei.

Não faço as minhas poupanças ou as contas dos gastos por categorias, apesar de ter uma ideia de quanto gasto +/- para cada área (alimentação, casa, etc).

Tenho alguns investimentos que vou criando com as poupanças, mas é curioso que, mesmo sabendo que o dinheiro desceu na conta à ordem para aumentar a minha poupança e não porque mo roubaram ou tive gastos extra, faz-me confusão ver o valor na conta a descer... 😂

Não perguntem 😂

Também não sei ainda bem para que poupo. Filhos não tenho. Não sei se virei a ter. Tenho casa própria, não sabendo se algum dia necessitarei de outra ou não. Mas está poupado e quero que cresça. 

Tenho pensado, já há uns anos valentes, em "reformar-me" mais cedo.

Aliás, reformar nem é bem a palavra certa. A ideia é pagar a minha casa, que apesar de tudo, se me mantiver nesta, aos 55 estou livre do empréstimo e a partir daí, trabalhar só a meio tempo.

Dedicar depois tempo ao que interessa. Sem stresses. Sem preocupações.

A casa já ninguém tira. As restantes contas pagam-se bem com meio ordenado (digo eu).

E na semana passada, achei curioso ouvir que a geração dos Millennials têm esta ideia na cabeça. Não sou a única, pelos vistos em pensar no "reformar" mais cedo.

Aos 40 como muitos falam, já não consigo, mas colocar o objectivo aos 55 anos, também não me parece mau.

Atenção, repito mais uma vez que a minha realidade é a minha e não a de todos.

Não tenho filhos, o empréstimo da casa é baixo, não temos prestações de nada a não ser da casa. Conseguimos que a família empreste dinheiro e assim pagar as coisas a pronto e não andamos a pagar juros. E depois pagamos à família, claro. Mas a verdade é que também não gastamos dinheiro "à toa". Fazemos a nossa vidinha e apesar de tudo, não ganhamos os dois o ordenado mínimo.

Tenho que dedicar mais tempo à causa. Parece-me um assunto interessante e além disso, para lá de importante.



5 comentários:

A Teia Dos 20 Mais x! disse...

Também tenho essa ideia, é uma geração que pensa em retornos, em melhor qualidade de vida dependente do financeiro, e essa ideia da reforma antecipada "por conta própria" é real.

Também penso muito nisso.

E se subires a parada para os 50 anos? ou 52? não achas estimulante. Falas em te "reformar", ou nessa possível ideia apenas no ano em que acabas de pagar "a casa", mas se o pé de meia for maior talvez dê mais cedo :)

Obvio que, até essa idade temos fatores que não controlamos, economia, empregabilidade, etc, mas também penso nisso, seria otimo fugir a uma reforma aos 70 anos -.-

Beijinho

Isa Sá disse...

Se a reforma puder chegar mais cedo, pode aproveitar para fazer o que realmente gostas.
Isabel Sá
Brilhos da Moda

Cidália Ferreira disse...

O único dinheiro que poupo são as moedas de 2€ que recebo de troco. Tem semanas que até funde. Lool
-
Deixo um sussurro nas arestas do vento

Beijos e um excelente dia!

" R y k @ r d o " disse...

Como a vida está, ou se ganha bem e poupa-se... ou poupa-se a carteira por andar muito tempo vazia. Mas poupa-se uma coisa ou outra.
.
Cumprimentos poéticos.
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

Anónimo disse...

Parece-me uma ideia fantástica!!
Por aqui também temos a mesma ideia!
fazer património agora! e viver de rendimentos…
usufruir da vida antes que seja tarde demais.

Pb

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...