quinta-feira, fevereiro 2

Investimentos/Certificados de Aforro

Sempre que falo de investimentos é quase inevitável que não me falem de Certificados de Aforro.

Eu conheço, desde que me lembro de ser gente, os Certificados de Aforro. Eu tenho Certificados de Aforro desde que sou bebé.

Os Certificados de Aforro são uma boa opção para o nosso fundo de emergência.

Mas é apenas isso!

O meu fundo de emergência/poupança já me cobre perto de 2 anos de despesas e por isso penso que está bom. E é nos Certificados de Aforro que tenho esse dinheiro aplicado.

Mas, mesmo com a percentagem a que estão agora os juros, estamos a perder dinheiro.

A inflação mesmo que esteja nos 7% (que penso que está superior, perto dos 8% em 2022) os Certificados só "anulam" metade dessa inflacção. Nem isso.

Eu comecei a investir em acções com dinheiro à parte das minhas poupanças. Em vez de juntar X, decidi juntar esse mesmo X, mas retirar-lhe Y para investir.

E as percentagens naquilo que estou a investir, anulam-me a inflacção, por exemplo.

Não confundam os investimentos. 

Certificados de Aforro são bons para dinheiro que precisamos ter logo ali. Para uma emergência. Mas para "ficar rico", não são os Certificados de Aforro. Temos que pensar em ir mais além.

E eu decidi dar esse passo.

Não sei se é também por andar a estudar, por ter na família quem invista em acções, mas neste momento, acções, para atingir aquilo que eu quero, é o que me faz mais sentido.

Se se pode perder tudo? Pode.

Mas como já aqui referi, não estou a investir em empresas desconhecidas. E até à data, do que ando a ver, fiz uma boa escolha.

Sei que ainda é muito cedo para falar, mas parece-me estar a correr bem.

Os Certificados são uma boa opção, mas até certo ponto. 



6 comentários:

Jaime Portela disse...

No aforrar é que está o ganho...
Oxalá as suas ações deem bons dividendos.
Continuação de boa semana, amiga Cláudia.
Beijo.

Cidália Ferreira disse...

Desejo que tudo corra como desejas!
.
Deambulo pelos labirintos do destino...
.
Beijos
Uma excelente tarde!

Olavo Marques disse...

Um assunto que vem mesmo a calhar! Tenho andado nos últimos dias a pensar se valerá a pena "apostar" em certificados de aforro, mas estou mesmo a ver que aquilo não vale muito e pena. Em relação a ações é algo que não percebo muito nem me parece que tenha muito jeito. Talvez um dia considere...
Mas nada me demove que o melhor mesmo é trabalhar e pronto 😅

Cumprimentos,
Cantinho dos Poemas de Criança 👦.

Daniela Silva disse...

Desejo que continue a correr bem.
Beijinho | docejoornadablog.blogspot.com

Teresa Isabel Silva disse...

Estou numa fase de vida idêntica... neste momento ando a ponderar muito bem os meus investimentos e certificados de aforro são sem dúvida uma opção!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

O ultimo fecha a porta disse...

eu cá não arrisco muito. Tenho essencialmente certificados de aforro. Investi uns euros num fundo de investimento há cerca de um ano e até agora só vejo a valor a diminuir. Penso ser devido à guerra da Ucrânia. Vai estando lá a marinar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...