quinta-feira, agosto 13

Ansiedade

 Acho que nunca é demais falar nisto, mais uma vez. Porque definitivamente, cada vez tenho mais a certeza que as pessoas não entendem. E acabo por me isolar.

Não estou a criticar ninguém, atenção. Da mesma maneira que eu não entendo outras doenças, ninguém entende esta, amigos à mesma.

Na última semana a minha ansiedade foi aos píncaros. Vá lá que a minha mãe já percebe +/- por causa do que aconteceu ao meu pai.

Volto a dar exemplos para ver se percebem +/-:
Vou andar de mota com um amigo. Até efectivamente ir andar de mota, só penso que vamos ter um acidente. Isto meus amigos, é ansiedade. Não me deixa viver. Não me deixar curtir nada. Não vivo o momento. Acabo por afastar montes de gente por causa da ansiedade, ou afasto-me eu, lá está.

Sim, talvez um psicólogo ajudasse, mas eu quero mesmo ir por outros caminhos. Sozinha ou com a ajuda do reiki, mas quero ser eu a conseguir. É uma luta minha e só minha.

Ter ansiedade é bloqueador, desesperante, até para as pessoas que lidam connosco. Porque não sabem lidar com os "filmes".

Não sei como começou, não sei porque veio, mas é chata. É má.
Eu, que quero tanto conhecer pessoas novas, ela faz-me ter "medo" das pessoas. De interagir. Eu, que adorava sair e estar rodeada de amigos, sinto nervos e vontade de cancelar tudo. Até com os mais chegados.
Obrigo-me a ir, depois adoro e distraio-me, mas até ir, até lá chegar, até a coisa acontecer, são só filmes.

Uma coisa que difere de outras ansiedades, é que eu não paro. Dizem, normalmente, que depois dá vontade de não fazer nada, de procrastinar...Eu é precisamente ao contrário, faço tudo e mais alguma coisa, não consigo é parar, muitas vezes querendo. Sentar no sofá e estar 5 minutos parada? Boa sorte com isso.



7 comentários:

O último fecha a porta disse...

Pode valer a pena pedir ajuda.

bea disse...

Pelo que conta deve ser difícil ser-se assim ansioso. Suponho que pense demasiado nas coisas, faça cenários todos maus e etc e tal. Bom, sou tão preguiçosa que de certeza esse tipo de ansiedade não me visita. Sou mais à Mário Soares, quando e se as coisas chegarem, penso nelas; mais do logo se vê. O que, diga-se, também não é ideal e traz dissabores, mas permite viver mais descansado. Lá está, cada um é ele só.
Quer livrar-se disso a sós, por esforço pessoal. Não sei, julgo que o melhor (mas sou da lei do menor esforço), seria aceitar-se como é, nunca vai deixar de ser ansiosa. E, para seu próprio bem,tentar melhorar uns pontinhos. Se não conseguir, paciência, os outros já a conhecem há anos e aceitam-na, qual é o problema senão aceitar-se também, hummm, hummmm...

Carla Crespo disse...

Claúdia, não tem mal nenhum pedir ajuda. Que fique assente. Tens terapias alternativas que podes perfeitamente complementar. Percebo quando dizes que é uma luta tua e só tua. MAS a luta será sempre tua!
Vais ao reiki? Tens uma pessoa a ajudar-te e a ouvir-te, e a luta continua a ser tua. Vais fazer aromaterapia? Tens uma pessoa que te vai ouvir e aconselhar-te quanto ao tratamento e a luta continua a ser só tua. Vais a um terapeuta mais convencional? A luta continua a ser tua e só tua.
Não há que ter preconceito. Não estou a dizer-te isto para te obrigar a fazer seja o que for, ou por te estar a julgar por não procurares um psicólogo. Nada disso. Apenas porque infelizmente ainda paira nas nossas cabeças (nossas: população em geral) que acham que psicólogos é coisa para maricas e gente doida. E as pessoas que vais procurar querem todas um único resultado: o bem estar do utente. Faz o que é melhor para ti, mas por favor. Não digas que ao procurares ajuda convencional é como se estivesses a usar uma bengala. Porque nessa ordem de ideias, o reiki seria uma bengala também. ;) (eu acredito em reiki sim? tenho o grau I... :P)

Respira!
Beijinhos e um abraço no coração!

Anónimo disse...

Tenho 52 anos, duas filhas na Universidade e um casamento feliz. Sou extremamente ansiosa. Com um trabalho muito intenso, durante muito tempo não consegui tomar conta de mim. Desenvolvi patologias cardiacas que agora tento minimizar. Por isto parece-me que a Cláudia está a fazer tudo bem: exercício fisíco, reiki, agradecer o que somos e temos.. e tudo o mais que entender experimentar. A aceitação das minhas limitações e das minhas pessoas foi um ponto de viragem nesta minha forma de estar. Desejo-lhe tudo de bom. Ana

Sandra C. disse...

Eu sempre fui uma pessoa nervosa... Houve uma fase da minha vida que do nada começava a tremer de forma descontrolada até ficar com a cara e os braços dormentes, acontecia-me isso sem que me enervasse, sem que acontecesse nada de especial... Uma vez falei com o médico de família que automaticamente sem mais nada, disse que eu tinha ataques de pânico e passou-me um ansiólitico, tomei uma vez, fiquei tão aflita que não conseguia falar, comer nem beber água, dois dias nisto. A caixa do medicamento foi para o lixo... Ganhei um medo terrível a medicamentos...
Procura ajuda, mas ajuda a sério. Para aos poucos retomares a tua vida... Força.

Beijos e abraços.
Sandra C.
Bluestrass


Isa Sá disse...

Como eu te entendo!

Isabel Sá  
Brilhos da Moda

A Teia Dos 20 Mais x! disse...

"... mas é chata. É má."

Disseste tudo... é exactamente isso, a ansiedade é apenas isso, chata e má, percebo isso que descreves, do depois de lá estar tudo corre bem, o pior são os filmes do "antes". Sou assim também e compreendo quando dizes que ninguém percebe.
Temos de ser fortes e saber lidar connosco. Não é fácil, porque parecemos sempre "as erradas", mas haveremos de conseguir enfrentar :)

Um beijinho

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...