quinta-feira, outubro 6

Bebés

O marido fala tanto em ter filhos, que eu decidi fazer-lhe a vontade e comecei a falar do mesmo com ele.

Não, não engravidei nem o penso fazer, por agora. Mas comecei-lhe a apresentar "contas".


Tenho andado, por um lado de propósito, para o fazer abrir os olhos, por outro, porque planear nunca é de mais, a fazer contas.

Eu sei que é sempre tudo muito relativo e os valores que lhe tenho apresentado são sempre mínimos. Contar com estes valores, pelo menos! Se depois descerem, perfeito. Se aumentarem, é ajustar, mas pelo menos com aqueles ele tem que contar.

E quais foram as duas primeiras contas que fiz?

Fraldas e leite (fórmula)

Eu sei que há uma infinidade de variáveis que fazem com que estas contas sejam feitas por alto, desde o peso da criança, a se ficam doentes ou não, aos "desastres" que de vez em quando acontecem, etc. Mas a ideia era mesmo mostrar ao marido que não é barato!

Como podem ver, pesquisei os preços online, fui à marca branca. A tabela de cima, foi uma que usei de base, que encontrei na internet. O valores na tabela de baixo, na última coluna, são os valores que eu considero mais próximos do real.

1100€ mínimo, para fraldas, para 3/4 anos +/-.

Este valor é se formos sempre à marca branca! O bebé poderá ser alérgico e este valor mais que duplica.

Leite (fórmula) - Porque posso não querer dar mama/não ter leite, não tendo percebido bem como aquilo funciona, fiz uma média mensal de 70€ só para o leite. Mais uma vez, valores mínimos.

O meu marido está a levar com esta dose de realidade que nem é bonito. Eu divirto-me, pois adoro fazer os meus mapas e planear. Ele, dava jeito que começasse a fazer contas à vida.

Mais uma vez, fala-vos aqui uma pessoa que nunca teve filhos, que nunca olhou para estes produtos com olhos de ver.

Quem se sentir à vontade, pode dizer de sua justiça.



9 comentários:

bea disse...

Bolas, Cláudia. Mas quem é que quer um filho e faz as contas todas primeiro?! Só a Cláudia, que não o deseja. Mas, já que está fazendo contas, não se esqueça de ver se os vossos ordenados comportam o acréscimo na despesa mensal, isso é quanto baste (embora a maior parte das pessoas não faça mesmo tanta conta e resulte).
Lembra-se de não querer o cão? Pois. Com um filho vai acontecer-lhe a mesma coisa, mas elevada à décima potência.
Entretanto, vá-se entretendo a fazer contas. Mas não deixe passar o período fértil sem que haja uma decisão definitiva.
Bom dia:)

Jaime Portela disse...

Por esse caminho os filhos vão ter que esperar...
Não há subsídios mensais, o chamado abono de família?
Continuação de boa semana, amiga Cláudia.
Um beijo.

- R y k @ r d o - disse...

Ser pai/Mãe é a mais bela dádiva que a vida nos dá. Um casal sem filhos é como um jardim sem flores. NADA substitui a beleza de ser Pai/Mãe. Nem a carreira profissional pois essa um dia termina e o vazio da solidão acontece.
.
Cumprimentos poéticos.
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

Anónimo disse...

Olá Cláudia,

quando se quer, arranja-se forma. Temos de estar conscientes dos encargos de um bebé, as despesas mensais vão alterar. É necessário perceber se se conseguem enquadrar nos nossos rendimentos atuais. Mas, honestamente, esse não é o principal critério para ter ou não um filho.
Há sempre despesas que se podem deixar de ter, formas de se fazer algum extra, apoios... Temos é de querer e estar dispostos a isso.


Beijinhos

Maria disse...

De acordo com os outros comentadores, Cláudia!
Se não querem ter filhos, assunto encerrado; agora, se querem, não vale fazer tanta conta. Como se costuma dizer "tudo se cria".
Mais tarde podem se arrepender de uma decisão mal tomada!
As despesas vão se adaptando á medida das necessidades, como em todos os casais.
Beijinho e boas decisões. Maria, (mãe orgulhosa e avó babada...)

Cidália Ferreira disse...

Tu tens toda a razão. Um filho fica muito caro nos tempos de hoje, mas, se formos todos a pensar assim acabam-se os meninos. Lool Vá, Cláudia, ao menos 1, para dar seguimento à família :)
O Estado devia de ajudar mais... Isso sim!
-
Se escrevesse o que sente a minha alma

Beijo, e uma boa tarde!

Isa Sá disse...

Isso é que é fazer as contas ao milímetro!

Isabel Sá
Brilhos da Moda

Anónimo disse...

Os bebés não gastam só fraldas e leite.
Se eu tivesse feito essas contas nem teria casado!
Tenho dois filhos e nem noto a despesa no supermercado. Com a idade há coisas que deixaram de ser "essenciais" (bolachas, sumos, ...).
Mas noto que o tempo encolheu.

Marisa Reis disse...

Pois ao contrário dos outros que comentaram, acho que fazes muito bem em fazer contas, pois será um grande rombo no vosso orçamento.

Aos 1000€/ano para fraldas junta 50€/mês para leites e papas, 50€/mês para roupa e calçado durante os primeiros anos porque tudo deixa de servir muito rapidamente...

Se não tiveres pelo menos 250€/mês de parte torna-se complicado, sem esquecer o investimento inicial em berço, ovo, cadeira, carrinho de passeio, cama, muda-fraldas, cremes e afins... e rezando para que seja saudável e não sejam necessárias fraldas e cremes hipoalergénicos/peles atópicas.

Eu sou apologista de que devemos fazer contas para tudo, para sabermos com o que podemos contar e prefiro fazer sempre as contas para cima.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...