terça-feira, outubro 25

Investimentos

Ainda não me inciei "nessa vida", mas finalmente encontrei uma pessoa que já me ajudou imenso.

Vejo muita gente a dizer-me para ter cuidado por causa da crise que estamos a atravessar, por causa da guerra, etc, etc.

Do ponto de vista de compras, um mercado em queda é bom! O que antes se calhar eu não tinha acesso a comprar devido aos preços elevados, agora talvez já tenha acesso pois os valores desceram.

Para quem tem dinheiro já investido, é certo que poderá estar a perder uma parte do valor, mas não se esqueçam, só efectivamente perdem dinheiro se a empresa falir! Até lá, existem sempre altos e baixos. Não é a 1ª vez que estamos a passar por um mercado em baixa e não há-de ser a última.

Mas atenção a uma coisa...

Aquilo que quero investir, vai ser um à parte da minha poupança.

Como assim? Perguntam vocês.

A minha poupança/fundo de emergência, já estão criados e estão aplicados em produtos sem risco nenhum! Com uma rentabilidade baixa, mas investidos. E não vai ser esse valor que irei investir.

A minha ideia é começar com 50€ nos meses em que der! E tentar crescer, ao longo dos anos, não só com os meus aportes mensais/trimestrais/o que seja mas também com os juros recebidos, os dividendos, vendas, etc.

Nunca na vida iria arriscar a minha pequena poupança em investimentos, ainda por cima num período tão inicial como o meu, em que ainda vou aprender. E eu vou aprender investindo pouco, cometendo erros, etc. Claro que vou tentar fazer com que as perdas sejam mínimas. Mesmo perder 50€ é mau, mas estou disposta a isso, apesar de ter noção que é quase impossível perdê-los. Basta ter é calma e ser consistente. E não me pôr a investir à maluca, visto que ainda não percebo bem da coisa.

Mas posso-vos dizer uma outra coisa que me deixou muito contente... Falar de investimentos com outras pessoas já não é totalmente Chinês e melhor, até a minha mãe eu já aconselhei.

Ouvir pessoas a falarem e ter noção do que estão a dizer, é bom demais. Claro que ainda não sei todos os termos técnicos, claro que não vou aconselhar terceiros onde e quando investirem, mas já consigo entender parte do que me dizem. Não sei ainda analisar toda a informação, mas acredito cada vez mais que lá chegarei.

Se tantas outras pessoas conseguiram, porque não hei-de eu conseguir?




2 comentários:

bea disse...

Claro que, se quiser, consegue. Pertenço ao número dos que nada entendem disso e não me apetece aprender.

Marisa Reis disse...

Confesso que me falta vontade em aprender, tenho medo de arriscar. Investi uma vez num produto da CGD por 5 anos, supostamente era capital garantido, tive de manter lá o dinheiro 15 anos (2000€) para receber a totalidade do valor investido, porque na véspera de terminarem os 5 anos a cotação baixou miraculosamente para 1600€ quando até aí tinha subido sempre...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...