Muita gente (eu inclusive, às vezes), não sabe o que oferecer no Natal.
Vou tentar dar o meu testemunho, pode ser que ajude alguém.
Para começar, estou sempre atenta.
Conversas com amigos/familiares, mesmo que não sejam presenciais, trazem muita informação. Por muito que os conheçam aos anos, duvido que saibam sempre o que oferecer ou que queiram sempre oferecer a mesma coisa.
Eu não gosto de dar coisas inúteis e só para encher. Nada como estar atenta 😛
Por exemplo, a uma amiga/o, uma massagem calha sempre bem. A minha terapeuta do Reiki faz massagens, então agarrei e ofereci o ano passado à minha madrinha de casamento. E descobri dois perfumes que ela gosta, então andei atenta o ano todo, até o conseguir comprar a um preço acessível.
Ela uma vez também adorou um baton que eu estava usar, então agarrei e ofereci-lho no Natal.
Experiências em restaurantes também é giro. Não falo daqueles pacotes de experiências, mas um voucher mesmo do restaurante.
Maquilhagem também não é mau. Cremes com aqueles cheirinhos maravilhoso, velas, incensos...
Ao meu irmão, por exemplo, comecei a oferecer roupa. Ele precisava, eu sei o que ele usa, então roupa é bom.
Este ano já tenho a prenda dele, que vou dividir com a família. Uns rolos para andar de bicicleta em casa. Sei que ele queria e então surgiu a oportunidade de também poupar uns € e comprei.
A meu ver e não tem mal nenhum, não há nada também como perguntarem. Perguntem. Qual é a vergonha ou o problema? Ok, a pessoa fica a saber a prenda que vai receber, mas pode ser essa prenda e mais uma outra, para ter o motivo surpresa.
Eu também estou sempre atenta a catálogos dos super's que trazem muita coisa, muitas vezes, a metade do preço.
Normalmente, ofereço coisas que as pessoas deverão gostar, mas eu também tenho que gostar. Minimamente.
A homens é mais difícil, mas garrafas de bebidas brancas/vinhos/cervejas do mundo é giro. Um puzzle, se for adepto. Roupa, se tiverem confiança. Já ofereci uma pijama para a brincadeira a um amigo. E outro a uma amiga.
Lá está, dependendo da confiança que têm com a pessoa, há milhentas ideias que podem oferecer. Sabem o hobbie? Ofereçam algo relativo a isso.
Jogos de tabuleiro, muitas vezes encontrados a metade do preço.
O meu marido corre, perguntei o que queria nos anos e disse uns tennis. Não vi mal nenhum em perguntar nem ele em recebe-los. O factor surpresa é giro, é verdade. Mas oferecer uma coisa útil, que a pessoa gosta e vai usar é melhor ainda.
Contem aqui o que costumam oferecer, quem sabe ajudarão alguém 👇