terça-feira, maio 30

Certificados de Aforro

Sempre que falo de poupanças/investimentos, vem sempre alguém falar dos Certificados de Aforro.

Volto a repetir, eu tenho Certificados de Aforro.

Tenho quase ou praticamente 3 anos de despesas em Certificados de Aforro.

Mas sabem que não é totalmente seguro como dizem?

Atenção a isso. É óbvio que é dos mais seguros, mas nenhum investimento é sem riscos, já aqui o tinha dito.

E não é bom termos as nossas poupanças todas investidas no mesmo local. Já considero ter um valor jeitoso e tenho um medo de morte de o perder. Nada é 100% seguro!

Mas voltando à frase inicial do último paragrafo, não é bom termos as nossas poupanças todas no mesmo local. É bom diversificar. E por isso comecei a investir em acções.

Sim, ganho cêntimos, para já. Sim, tenho pouco investido, para já. Mas está a dar o dobro ou o triplo que me dá o banco, por exemplo!

Já aqui falei, uma amiga tinha 2500€ no banco, em que num ano inteiro, rendeu-lhe 22c!

Eu nem 500€ tenho investidos e já ganhei mais de 1€!

Quem olha pequeno para as coisas, pensa que ganhar cêntimos não compensa, que nunca mais saio do lugar. Quem não sai do lugar é quem nada faz.

Tivesse eu a sabedoria que acho que é necessária ter e agarrava em metade dos meus Aforros e punha-os nas acções.

Sim, os Certificados de Aforro estão a dar 3,5% ao ano.

Mas sabem quanto dá a minha carteira de acções? +/- 7% (sim, ainda não é certo, daí estar há espera de 1 ano para perceber as variações de tudo).

Mesmo os 3,5% das Aforros, são bons? São! Mas a inflação abafa esse valor e daí estar a tentar investir em acções. Para tentar que os retornos sejam superiores à inflacção.

Não insisto com ninguém para investir em acções. Tem um perfil mais elevado de risco? Tem. Mas de tudo o que li, é o que ao longo dos anos tem dado maiores retornos? Sem dúvida.



7 comentários:

J.P. Alexander disse...

Suerte te mando un beso.

A teia dos 20 mais x disse...

Já tinha lido muito sobre a "dívida pública" que no fundo é o que estamos a fazer com certificados de aforro, de tesouro, etc. Não acho que haja um risco assim tão grande, comparando até com poupanças de certas instituições bancárias...

Sobre a bolsa, gostava de ter coragem, mas apesar de me focar muito em dinheiro e nas poupanças eu tenho medo de perder, e pior, eu sei que preciso do dinheiro, o medo é maior ainda. A ver vamos 😊

Beijinho, boa quarta

bea disse...

Faça como lhe aprouver, Cláudia. O dinheiro é seu, não é? Ganhou-o. Coloca-o onde bem entenda. E está dito.
Bom dia:)

Mariete Salema disse...

Há uns anos o meu pai investiu em ações da EDP. Jurou para nunca mais. Só perdeu dinheiro
*
Terça feira de Paz e Amor.
*/*

InvestimentosComValor disse...

Olá Cláudia.

Muita força nessa jornada. Acredito plenamente que saber investir em ações é uma skill com muito potencial no longo prazo. Saber escolher empresas e identificar bons momentos de entrada traz muito valor no longo prazo.

Um exemplo. Em Novembro de 2020 comprei ações da Ramada a 3.29€ por ação. Hoje em dia a cada ação cota a um valor de 6.68€. Em cerca de dois anos e meio valorizou para o dobro. Para além disso em 2021 e 2022 deu-me 18% brutos em dividendos em cada ano. Em 2023 irá dar-me 25% brutos em dividendos. Para além da excelente valorização estou a receber excelente dividendos em termos percentuais. Na altura entrei nesta oportunidade com o pouco dinheiro que tinha disponível para investimentos. Assim apesar dos resultados fantásticos nesta empresa o impacto é pouco no meu portifólio devido ao valor reduzido investido. No entanto fica à vista o potencial deste tipo de investimentos. Saber encontrar oportunidades assim com algum capital pode trazer grandes retornos. É preciso ter consciência do risco mas também do potencial. Se é fácil? Não é. Mas aprender a encontrar valor pode no longo prazo trazer excelentes retornos.

Bons estudos e força nisso. Mais importante que pensar no valor absoluto é pensar nos valores percentuais. Se investires 1€ e te der .10 cêntimos em termo de valores não tem impacto mas são 10% de retorno. No futuro se investires numa oportunidade idêntica 100€ já são 10€. Se for 1000€ já são 100€. E estes valores já começam a ter impacto.

Força nisso. O verdadeiro valor está no conhecimento.

Bons estudos e investimentos com Valor.

Jovem Jornalista disse...

Espero que vá tudo bem com suas finanças.

Boa semana!

O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Anónimo disse...

Os Certificados de Aforro só aresentam risco se o Estado Português entrar em falência, o que é altamente improvável visto que faz parte da União Europeia. Já viu alguma vez isto acontecer a um Estado Ocidental? Por isso realmente os Certificados são a melhor opção.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...