sexta-feira, maio 12

Poupar, poupar, poupar

É complicado fazer mudar a mentalidade de uma pessoa que é consumista até mais não.

Que claramente vive acima das possibilidades. Que sempre gastou mais do que ganha, devido a ir buscar o dinheiro às poupanças e não ver mal nenhum nisso.

Qual é o propósito de viver a vida só a trabalhar e pagar contas, sem diversão?

Nem 8, nem 80, costumo dizer.

Segundo vários estudos indicam, a nossa reforma, se chegarmos lá e a tivermos, vai ser de metade do valor do último ordenado! Isto é preocupante. Mesmo que ganhem 2mil€ na altura, chegam à altura e terão apenas mil€. É assustador.

Por isso, poupar é importante.

E não se pode querer ter tudo!

Não dá, é impossível.

Ou se privam de facto ou esqueçam. Todos os meses vão sempre precisar de algo. Ou acham que precisam de algo. E lá vai o dinheiro todo.

As despesas, a bem ou a mal, têm que ser pagas. Não dá para fugir. Depois, é controlar os gastos.

Mas isto é mesmo muito difícil de fazer entender a quem é consumista a este nível. E a quem não pensa assim tanto no futuro.

Verdade, amanhã podemos cá não estar e só se poupou, mas se estiverem, chegam ao fim da vida a continuarem a contar tostões ou pior, a prejudicar filhos, que também ganham mal e têm as despesas deles e não conseguem pagar também as vossas despesas.

Sei que é um futuro longínquo, mas é o que nos espera. E à velocidade que a vida passa, se calhar o longínquo torna-se próximo.

Penso muito nisto, principalmente pelo meu avô e até já pelos meus pais. Se precisarem de ir para um lar, o meu ordenado nem a cama de 1 paga! E isto é para lá de preocupante.

Não fosse o meu avô até ter uma reforma agradável para o tempo dele, a minha mãe tinha que entrar com a reforma dela que já mal chega. Como é que se fazia? Será que ninguém pensa nisto?


 


6 comentários:

J.P. Alexander disse...

Tienes razón hay que guardar para un retiro digno. Te mando un beso.

bea disse...

A Cláudia está a pensar pelo mundo:). Mas o mundo de hoje pouco pensa no futuro. E se digo o mundo, quero dizer, os jovens em geral. Contudo, e apesar de comungar dos seus receios, reconheço que esse futuro longínquo também não me estava nos planos de juventude. Portanto, e sou pessoa mais ou menos poupada e inimiga de gastar por inteiro o vencimento mensal, talvez seja próprio da idade não poupar para a velhice. Além disso, a geração mais velha (a minha) educou mal. Fartos de esforços e padeceres, tentámos dar aos filhos o que não nos foi proporcionado, isentámo-los de esforço. Não apenas quisemos que tivessem o que não pudemos. Mais, escondemos-lhes o quanto a sua vida despreocupada vivia das nossas preocupações e sacrifícios, entendemos que os não tinham de saber, queríamo-los livres e isentos desse espírito de dever. Mas é como disse um certo psicólogo, "por mais que faças farás sempre mal". Contudo, confio que haja sempre quem seja prudente de seu natural. E que, com os anos e as provações, com a falta dos progenitores a aparar todos os golpes, muita gente hoje perdulária, encarreira. Há muito jovem com um período de esbanjamento e que assenta a seguir (a moratória de hoje não tem idade definida). Esbanjar pode ter causas muito reais, mas invisíveis para quem observa do exterior. É preciso entender e dar tempo antes/em vez de impôr limites que, para eles, deixaram de fazer sentido. Aprende-se com o exemplo. Mas aprende-se mais a dar cabeçadas na parede.

A teia dos 20 mais x disse...

A reforma poderá ser apenas metade do ordenado? Estou bem lixada1 Não sabia desse estudo e fiquei aqui assutada agora. É misero, se à época tiver as mesmas despesas que agora, só casa e alimentação lá se vai a reforma. Nem chega sequer.

Preocupante.
Andamos sempre com a corda no pescoço.
:/

Beijinho e feliz fim de semana

Mariete Salema disse...

Com a vida cara como está, será que é possível poupar?
*
Um alegre e feliz fim de semana
Abraço
*
Quando me viu com o P@u na mão
*/*

- R y k @ r d o - disse...

Se conseguir poupar tem o meu aplauso e elogio
.
Fim de semana com Paz e Amor
.

Marisa Reis disse...

Como já te disse sempre fui poupada, a minha vantagem era que há 23 anos o ordenado mínimo de um licenciado eram dois SMN, então eu poupava sempre pelo menos 400€/mês, durante cerca de 6 anos foi assim, depois o me filho nasceu e eu saí dessa empresa, surpresa o SMN de um licenciado era igual ao dos outros... Como costumo dizer, ganhava mais há 23 anos do que agora e as coisas custavam metade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...