quarta-feira, maio 3

Do lar do avô

Isto é uma tristeza.

A minha mãe bem refila, mas parece que de nada serve. Pior, se os outros utentes não têm visitas, se não se conseguem orientar com nada, é óbvio que nunca irão refilar.

Mas o que dizem é que têm que ser eles a refilar também. E os familiares. 

Eu bem tenho visto a minha mãe a refilar, porque não lhe podem tratar assim do pai. Eu ainda não me meti ao barulho porque sei que não vai ser bonito quando o fizer.

Desde não lhe colocarem os aparelhos nos ouvidos, que ele não ouve nada, não lhe colocarem os óculos, que ele não vê nada, às sessões de fisioterapia que metem medo ao susto.

De início, até assinar contrato, era tudo maravilhas. Agora é uma boa merda.

Sessões de fisioterapia que eram 5 vezes por semana, supostamente, são apenas 3. E não o vemos a evoluir, muito pelo contrário.

Dão costeletas aos utentes, sendo que não têm dentes, capacidades motoras para as cortar, etc.

Refilamos. Deixaram de dar carne.

Uma das refeições foi esparguete com batata cozida.

Mas que raio é isto?

Não estamos a falar de 100€ por mês para tratarem dele! Estamos a falar em mais de 1200€!

Já foi parar duas vezes ao hospital por causa dos diabetes. Depois, não está a evoluir com a fisioterapia da treta. Sente-se fraco e em baixo por causa da alimentação... Isto é inadmissível!

Sim, ali não os tratam mal a nível físico, mas realmente aquilo não parece ter condições nenhumas. E é uma falta de respeito brutal!

Já pensei fazer denuncia anónima para ir lá uma entidade averiguar as condições quer do espaço, quer da comida.

É que cada vez vamos sabendo mais coisas que não fazem sentido. Deitam-nos às 20h. Ficam até ao outro dia sem comer?

Ficam mais de 10h deitados, quando muitos não se conseguem mexer?

Levantam-se da cama para se sentarem mais de 8h por dia no sofá!

Não vêm tv, não ouvem rádio, não há jogos, pinturas, nada!

Pior e que também me faz muita confusão, é que nem à janela os colocam, para apanharem um bocado de sol!

Eu só queria ter dinheiro para poder eu abrir um lar e dar um resto de dias felizes a quem lá estivesse. E ao mínimo descuido por parte de quem tratasse deles, rua!

Sim, eu sei que não é um trabalho fácil. Mas só o aceita quem quer. Se eu sei que para mim não dava, não vou para lá. Mas se fosse, ter o mínimo de cuidados com o que acabei de dizer. 

Eu sei também que a culpa nem é das Srªs que estão lá a tratar deles. A culpa vem de cima. Gostava de saber se têm lá os pais deles ou os avós.

Tristeza de final de vida.


 

8 comentários:

J.P. Alexander disse...

Uy que pena por tu abuelo. Ojala puedas hacer algo.

A Teia Dos 20 Mais x! disse...

Meu Deus... Ao ler as tuas palavras a ideia que me veio à cabeça foi "estão a acelerar a morte deles".

Batata com esparguete? Mas que raio de comer é isso? nem aos cães quanto mais a humanos.

Realmente é mesmo como tu dizes, porra!, não são 100€, não estão ali por favor... eu tenho tanta, tanta pena dos nossos idosos. Mas tenho mesmo.

Têm que passar por cada coisa depois de nos terem dado tudo.

Força, e sim!, mete-te ao barulho, faz queixa sim, anónima para já, não deixes que ele passe pior.

Beijinho


Mariete Salema disse...

Infelizmente os nossos velhotes, na maioria dos lares são tratados como trapos velhos. Muitos dos lares são autênticos depósitos de morte. Enquanto os velhotes se vão mexendo e têm alguma noção das coisas, ainda vão vivendo com alguma dignidade. Depois são empecilhos que nunca mais morrem. É este o pensamento que existe nos lares. Compreendo perfeitamente as suas preocupações e lamentos
A verdade é que muitas pessoas também procuram os lares mais baratos. E o barato, regra geral, sai caro. As melhoras do ser avô. Tudo de bom para vós e para ele.

Um dia de ternura, com Saúde, Paz e Amor.
*

Cidália Ferreira disse...

Credo!
Vocês pagam muito dinheiro para as queixas quê têm! Denunciem, gravem qualquer coisa, conversa para ter provas. Realmente isto vai de mal a pior!
.
Num sem fim de tormentos...
.
Beijos e uma boa tarde.

Jovem Jornalista disse...

Legal compartilhar o seu dia a dia. Gostei de ver.

Boa semana!

O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

bea disse...

Para mal de todos os velhos, o lar do seu avô não é um caso isolado, Cláudia. Basta visitar um ou outro; na maioria, o espectáculo é muito semelhante.

Anónimo disse...

Tenho um colega que, por motivos semelhantes, tirou a sogra do lar. Para a manter sossegada, foram aumentando a medicação.
Ficou a morar com eles até falecer. Tinham uma senhora em casa durante o dia, contratada a partir de uma empresa. Com a empresa tinham a garantia de ter sempre alguém em casa (férias e faltas da senhora habitual).
Não seria uma solução para o teu avô?
A minha avó esteve em casa dos meus pais, 10 anos acamada, e vi bem o que custa tomar conta de alguém. Num lar não teria resistido tantos anos.
Em relação ao lar, batam o pé e arranjem provas para denunciar.
Tenho tanto medo de depender de terceiros na velhice...

Anónimo disse...

Tudo isso que relatou e prática corrente na maioria dos lares. E isso são maus tratos. Avance com a denúncia, mesmo q seja anónima. Não é um trabalho fácil mas não dar água aos clientes ( pagam, são clientes) para não irem tantas vezes ao wc ou terem q lhes trocar as fraldas, é crime pois pode conduzir a situações de desidratação grave. Tal como darem calmantes a toda a gente para q fiquem apáticos. E tantas outras coisas de que se vai tomando conhecimento.
Sandra Lopes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...