É assim que me sinto, ao dar este passo😂
Muitos de vós já usam, eu finalmente dei esse passo.
Não que andasse descontrolada, nunca andei. Não que não soubesse quanto gasto por mês, que sei. Não que vá ter um gasto máximo por rubrica, que não vou.
Mas senti essa necessidade, mais por curiosidade e para me facilitar, ainda mais, a minha organização. Saber médias, perceber aumentos, que apesar de ter noção deles, perceber depois o valor, num ano, que as coisas oscilam, etc.
Claro que, se a juntar a isto tudo, puder poupar mais, pois tenho melhor ou maior noção dos gastos, perfeito.
Fui pesquisar à Internet e aparecem muitos. Preferi pesquisar, retirar um do meu agrado e dar-lhe os meus toques, do que estar a fazer um de raiz, que dava mais trabalho, podia perder algumas "rubricas" por esquecimento e pronto, resolvi o problema assim.
Como podem verificar, este é bem detalhado. Inicialmente comecei por um que tinha todas as rubricas, mas muito misturado. Optei então por este, mais arrumado e criei/apaguei linhas conforme a minha necessidade.
Acrescentei-lhe também a média mensal, que visualizei no outro e o total poupado, que tenho interesse em saber.
Os valores que aqui coloco, são os meus. Os do meu marido deveria ser ele a tratar. Por isso, se a renda da casa for 1000€, aqui só vou colocar 500€ e por aí adiante. O que eu sei que é pago a meias, eu coloco o valor pela metade.
Também ainda não decidi se, por exemplo, o seguro da casa, coloco o total no mês em que pago, ou se coloco quanto será por mês. Ainda me vou decidir, mas isso também é uma coisa que parte de cada um.
Decidi colocar gastos com prendas de anos/natal/Páscoa, como também aquelas compras para a casa, como podem ver lá Homa, etc, isto é, uma vela, etc.
Se comprar livros, crio uma linha e coloco lá livros, etc.
A ideia é mesmo controlar tudo. Até se levanto dinheiro, onde o gastei.
Achei mesmo um excel bastante completo, como podem ver até a "rubrica" educação aparece. Não gasto/gastei nada, mas posso vir a gastar no futuro e então fica já lá.
Por aqui, quem faz este controlo? Que ajuda acham que vos dá?
4 comentários:
A Cláudia é muito à frente. Eu, em vez do excell uso um caderninho.
Bom Dia.
É uma boa ideia controlar as despesas dessa maneira.
Para que esse controlo seja mais completo e para que não se esqueça de nada, pode criar uma página onde coloca cada um dos gastos com a natureza descriminada igual à que já tem e com um link para que se vá somando automaticamente.
Continuação de boa semana, amiga Cláudia.
Um beijo.
É um bom método!!
-
As palavras são o ponto de encontro
Beijos e uma boa tarde.
É uma boa ideia.
Isabel Sá
Brilhos da Moda
Enviar um comentário