Como vos disse, numa das consultas com o Psicólogo, ele falou em micro-rotinas.
São boas em parte, ajudam-nos a não ter que estar sempre a pensar em tudo no dia-a-dia e a fazer certas coisas de maneira mais automática.
Mas, para nós, ansiosos, claro que a coisa tinha que complicar 😂
Como micro-rotinas, posso dar alguns exemplos, como:
- Chegarem a casa e colocarem as chaves sempre no mesmo local;
- Estacionarem sempre no mesmo local num centro comercial;
- Irem para o banho e prepararem a roupa, por exemplo, etc.
São pequenos exemplos mas é para entenderem.
E isto, senhores, num ansioso, pode gerar stress. Porquê?
Imaginem a minha pessoa, a dirigir-se para o centro comercial. Vou sempre para o mesmo piso, entro sempre pelo mesmo local, porque me é confortável. Se não fizer isso, stress! Ao entrar no sítio do costume, não tenho lá o "meu lugar" do costume? Stress! Ter que andar às voltas? Stress!
Imaginem a minha pessoa, a aquecer a água do banho. Não preparo nada antes, de roupa. Saio do banho, entretanto tenho uma janela aberta? Stress! Não encontro aquela peça de roupa que queria vestir? Stress!
Estão a entender +/- o que quero dizer?
E isto é a mais pura das verdades. Eu só me ria quando ele me chamou a atenção disto.
Então o que ando a fazer agora? A obrigar-me a alterar as micro-rotinas.
No banho, começava sempre (reparei depois dele falar) por lavar o braço esquerdo. Agora começo por um pé. Ou pelas costas, etc.
No estacionamento no ginásio, como vos disse, se agora não tiver lugar naquele sítio, agarro e vou para o piso de baixo. Sem stress ou medos.
Pequenas mudanças que vão fazer o quê? Por um lado, dar-me mais confiança. Arriscar mais. Tentar não ter stress se aquela micro-rotina não acontecer da maneira como eu planeei na minha cabeça. Tentar viver mais o momento e não passar a vida a planear tudo.
Atenção, isto é a minha visão da explicação do Psicólogo. Não sou Psicóloga e portanto, esta é a minha realidade. Cada caso é um caso e só mesmo um especialista vos poderá ajudar.
3 comentários:
Gostei muito da tua leitura de explicação. Também sou muito ansiosa, (medicada) . É a vida!
-
Coisa de uma Vida
.
Beijos e bom fim de semana.
Mas quem é que lhe disse que a gente a quer copiar, Cláudia?! Nada disso. Acho apenas curiosa a forma como se dedica a cumprir. Se eu visse o seu psicólogo contava-lhe a boa aluna que é:).
estava aqui a pensar sobre o que lavo primeiro no banho... acho melhor não escrever eheheheh
Enviar um comentário