Isto tem sido tremendamente assustador.
Sei que há sítios que mantém os preços, mas há outros que já estão a aumentá-los e bem, como por exemplo, o Pingo Doce.
Ora que há umas semanas atrás, precisava de esparguete.
A deles, antes, custava 39c se não estou em erro. Neste momento, aumentou para 79c! O dobro senhores. E aquele momento em que a esparguete de marca estava praticamente ao mesmo preço, veio a de marca.
Umas bolachas que antes comprávamos, aumentaram 1€! 1€ é uma vergonha meu Deus!
Tudo a aumentar, não é só a gasolina e o gás.
É tudo.
E isto é uma vergonha.
Uma pessoa tem ideia dos preços de "antigamente" e então anda aqui numa ginástica tremenda e anda a ver onde é mais barato comprar o mesmo "cabaz".
Neste momento, o Lidl está a compensar mais, mas realmente há coisas que só o Pingo Doce tem.
Isto veio ajudar foi a não comprar doces saudáveis, por exemplo, que nunca mais ficaram em promoção, e então cortou-se nessas coisinhas. Por mais saudáveis que sejam também, engordam e portanto, sem bolachas em casa, ajuda na dieta também.
E podem pensar que não, mas colocar mais legumes na alimentação ajuda a poupar no resto. E reduzir quantidades de comida. Sim, porque nós portugueses comemos de mais.
Isto (em modo brincadeira para aligeirar) veio ajudar a malta a fazer uma dieta.
Gostaria de ver, no final do ano, o lucro destes senhores. Galps, Jerónimos Martins e afins desta vida.
5 comentários:
É verdade Cláudia, acho que todos já nos apercebemos da brutal subida dos preços (especialmente em valores percentuais) e é bom recordar que começaram muito antes da guerra da Ucrânia. Primeiro era a recuperação económica do Covid, depois os custos das energias e os aumentos salariais, motivos não faltam. Mas penso que o pior está para vir se os juros aumentarem, e não estou a pensar em mim, mas nos jovens com grandes empréstimos para a habitação de longo prazo.
Eu tenho ao pé um Pingo Doce de bairro, onde me acostumei a ir quase diariamente e verifico que quando antes gastava 10 ou 15, agora pago mais de 20. Durante alguns anos habituei-me aos mesmos preços e promoções quinzenais, ora era a manteiga, ou o café ou o azeite. Por exemplo no outro dia deixei acabar a manteiga que comprava a 1.49 sempre em promoção, quando cheguei vi que a da promoção já tinha esgotado e tive de comprar uma a 1.99. Isto parece que são peanuts, mas se multiplicarmos por 10 ou mais artigos já faz mossa.
Quanto ao preço das casas é melhor não falar...
Infelizmente atrás de uma subida drástica de combustíveis tinha que vir um aumento generalizado em tudo...
Porque hoje em dia tudo depende de combustíveis, concepção, transportes, colocação no mercado...
Sim! O pingo doce está uma autentica vergonha, eu a semana passada entrei e saí, fui ao continente e pronto. Exageraram e bem. Mais! aumentaram produtos deliberadamente, que tinham em stock e ainda não tinham sofrido os aumentos internos.
Beijinho
A maioria das subidas de preços que se verifica são puro oportunismo. Não é por acaso que o Deus do comércio e dos ladrões é o mesmo...
Continuação de boa semana, amiga Cláudia.
Beijo.
Queixamo-nos todos do mesmo, Cláudia. Porque é como diz, aumentam tudo e uns cêntimos aqui e outros ali, fica-nos mais caro viver. Quem como nós só corta nos doces, pode dar-se por satisfeito. Há quem corte na carne e no peixe. Alguns de nós comem demais, não é universal. Julgo que, em geral, os mais gordos devem-no mais a má alimentação do que à ingestão de alimentos em quantidade exagerada. Ou misturam ambos.
A minha filha é vendedora de peixe, fruta e legumes e até anda a ter prejuízo, isto porque ela apenas sobe o que compra mais caro. Nem sequer coloca a margem do gasóleo, tinha que mexer nos preços todos. Se já está mau, pior fica. Atualmente sobra mês e falta dinheiro .
--
Nas dobras do dia...
Votos de uma excelente noite.
Beijos
Enviar um comentário