quinta-feira, maio 29

Problemas da gravidez e não só

Pensei bem se traria este assunto aqui para o blog.

É certo que praticamente ninguém me conhece e acho que acaba por ser importante falar, pois ainda é um assunto tabu, mas, pelos vistos, depois de se começar a falar, é como as cerejas, vêm duas ou três logo atrás.


Como disse, com a gravidez, apesar de correr tudo bem, tive alguns stresses, claro.

Nunca na minha vida tinha tido azia ou refluxo, nem sabia o que era! Agora sei e digo-vos mesmo, não gosto. 😅

Demorei, graças a Deus, 37 anos a saber o que era isto.

Nunca tinha tido e quando começou, lá me queixei ao médico e ele lá disse o que era. Comprimidos para o bucho para tentar ver se melhorava a coisa...

Já há meses que comecei com isto e espero que termine com o parto.


Mas...

Agora há coisa de 2 semanas atrás, comecei a sentir assim umas comichões estranhas, na região do rabo.

Achei estranho, mas pensei em pele seca. Sei lá, a gravidez traz tanta coisa!

Começou a uma 6ªfeira a comichão e prolongou-se pelo fim-de-semana... Até que na 2ª feira, ao fazer a minha higiene pessoal sinto algo nessa zona. Entrei em stress, não sabia o que era aquilo!

Lá liguei para a saúde 24, expliquei as coisa, super envergonhada (e ninguém me estava a ver!). Admiti mesmo, não sei o que é! Pode passar consulta para o médico de família sff?

Lá me mandaram para o médico de família. Não foi ele, mas foi uma médica e expliquei a situação. Aí sim, fiquei envergonhadíssima, fiquei super vermelha. Mas não podia fingir que nada se passava, até porque era/é desconfortável!

Ela pediu para ver, pois precisava ter a certeza e lá vim com o diagnóstico e pomada, uma das poucas que posso usar por causa da gravidez... Hemorroidas. 37 anos, graças a Deus e espero que seja a última vez, para saber que raio era isso. Aliás, eu saber sabia, mas não sabia de ter ou saber que aspecto tinha, vá...

Mais uma vez, se me orgulho de estar a falar ou vou dizer aos 4 cantos do mundo? Não. Mas achei importante falar disto aqui... Porquê?

Porque depois de saber o que tinha e ter falado com a minha irmã (que ficou preocupadíssima comigo) fui para a Internet ver se era normal. Pelos vistos é! Nas grávidas, por causa do peso e pressão da criança, muitas sofrem disto. 

(Menino Tomás, temos que ter uma conversa séria quando nascer!)

Qual é o "problema"? É que quase ninguém fala disto, por vergonha, lá está!

Li mulheres, grávidas e não, que andaram às vezes 6 meses assim, sem dizer nada, porque simplesmente tinham vergonha! 😵 Mas muitas mesmo! Eu em 2 dias passei-me e fui ao médico, por isso...

Deus me livre! Posso ter vergonha, mas não deixa de ser a nossa saúde e por muita vergonha que tenhamos, com a saúde não se brinca.

Como disse, parece que à medida que vamos falando, toda a gente já passou por isto!

Então nesse mesmo dia, soube de mais 3 pessoas que sofriam disso, mas homens. 

Sério, não é que seja algo para andar a espalhar pelos 4 cantos do mundo, mas foi "reconfortante" ver que não estava sozinha. E que realmente, apesar da vergonha, não estou sozinha no mundo. Nem é um bicho de 7 cabeças.

Uma amiga também já teve, mas fora da gravidez. Diz que é de facto, desconfortável.

A verdade é que já ando nestas andanças à 2 semanas e não vejo maneira disto melhorar... E já me avisaram que é provável que piore e no parto então... Deus me ajude!



10 comentários:

J.P. Alexander disse...

Cuídate mucho , te mando un beso.

bea disse...

Não stress, Cláudia. Como leu, é um caso normal durante a gravidez. E não vai ficar pior com o parto. Se acaso acontecer, existem vários métodos que as tornam inóquas. É um facto, aparecem num lugar incómodo, mas é pior incómodo andar e viver com elas no activo. Quem as tem por força de tê-las e não por gravidez, aprende a controlá-las. Há medicação e métodos bastante eficazes e acredito que, no seu caso, desaparecida a gravidez, elas podem também desaparecer porque o organismo regenera. Mas se não, não atrofie pois é mal que se resolve com facilidade.
E oxalá se resolva tudo em bem

A Teia Dos 20 Mais x! disse...

Também tive, ambas as coisas, mais no final da gravidez.
A azia a médica dizia para dormir sentada (lol?) às vezes acho ridícula a forma como fui respondida, mas encarei sempre bem. Já era dificil dormir deitada quanto mais sentada...

Para as hemorroidas passaram-me umas saquetas de pó para diluir na água e tornar as fezes mais liquidas, por forma a não fazer esforço e piorar.

Mas é o que dizes, o peso e a pressão do bebé, acontece muito sim, e não há que ter vergonha.

Beijinho :)

Anónimo disse...

Olá Cláudia,
Há todo um pudor em se falar abertamente nisto.
Na gravidez também é comum a candidíase, pelo aumento de secreções vaginais e consequentemente a zona estar mais humedecida, mas quase que parece que ao falar em infeções vaginais automaticamente se associa a má higiene e então a maioria das mulheres retrai-se em queixar-se dos desconfortos ao médico assistente. Acho mesmo muito importante que se fale nisto abertamente, assim ao se estar consciente dos problemas mais comuns, mais facilmente podem ser identificados e se procurar a ajuda certa. Well done pela partilha!

Anónimo disse...

Acho que ninguém fala porque a resposta é sempre a mesma: "é normal, ou estavas à espera do quê?". Também não vale a pena partilhar com quem não quer saber (há quem se chateie por contarmos coisas más). Tive azia mas fui contornando sem medicação. Hemorróidas tbm mas nada de grave. Uma vez tive as fezes vermelhas e entrei em pânico, até que percebi que tinha abusado na beterraba. 😅
Estou no pós parto e já não tenho azia, nem hemorróidas, nem fome (obrigo-me a comer pq tenho de amamentar). Para mim o pós parto é a pior fase de todas (preferia estar grávida mais um ano a um mês de pós parto), mas deve haver quem nao partilhe a opiniao.
Estarei por cá para te ler, mesmo qdo descobrires mais umas "maravilhas" da maternidade. Acredita, há pior. Mas espero mesmo que não precises de saber.
Bjs,
SM

Cláudia disse...

Olá @Anónimo 11h26

Ah, não sabia. Lá está, acho importante se falar mesmo por causa disso, para se procurar ajuda e se saber pelo que se está a passar. Eu assustei-me, admito.

Mas mesmo assim e apesar da vergonha que senti, nunca na vida ia ficar assim sem saber o que tinha :/ e ainda por cima dói.

Obrigada pelo comentário.

Cláudia disse...

Olá @SM

Como estão a correr as coisas? Espero que bem! :)

Ui, eu estou a morrer com a minha azia e aliás, já nem sei se é só azia. É umas dores que me dão no estômago, que não tem explicação. E já mudei de comprimidos e mantém-se. Como eu digo, tenho o estômago a fazer de pulmão, deve ser normal :P

Aiii, espero que isto tudo também passe com o nascer dele. Mas teres noção do meu medo, a médica disse que não é preciso ser operada, que elas naturalmente devem voltar a desaparecer. Espero que sim :/

Também tenho medo do pós-parto. Não sei o que esperar...

Pois, nem quero imaginar :/ Só Deus na causa como digo :)

Beijocas e tudo a correr bem

Joana (Palavras que enchem a barriga) disse...

Somos todas diferentes, eu preferia um ano de pós-parto a um mês de gravidez (e já foram três gravidezes!). Detesto estar grávida, fui para os três partos felicíssima porque ia terminar o tormento, pari feliz, pós-partos incríveis (sim, passaram-me as hemorróidas e fiquei com zero - ZERO - problemas, ao contrário das minhas gravidezes em que CRE-DO). Para mim a única parte chata do pós-parto é que não adoro bebés, acho muito mais giro quando a relação fica mais desenvolvida, mas fora isso... Mil vezes o pós-parto :D

Boa sorte Cláudia!

Cláudia disse...

Olá @Joana

Obrigada pelo testemunho! :)
Ai espero que passem também estes problemas todos.
Pós-parto também tenho medo mas vamos lá.

A minha gravidez não tem sido fácil, mas daquilo que acho que está a ser complicado ou chato, acho que tenho muita sorte, pois não tive nada de grave :)

Obrigada e beijocas

Marisa Reis disse...

Eu soube que tinha quando a enfermeira me tirou os pontos do parto, inclusive disse que ia tentar empurrá-las o mais para dentro possível (pelos vistos teve a ver com a força que fiz para o bebé nascer). Nunca me deram problemas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...