sexta-feira, outubro 2

Desafio - 30 Dias de gratidão

 12º Dia Uma situação difícil

Até à data, penso que de entre várias coisas que infelizmente aconteceram, perder familiares foi o mais difícil.

Por um lado, sou grata por isso. O mais difícil é perder pessoas? Há quem não tenha comida, local onde dormir sequer... Família... Portanto, pondo as coisas nesse sentido, sim, poderei ser grata por "apenas" ter perdido pessoas. E acreditem, dizer isto é complicado.

 

Já perdi vários familiares. E animais. Custa sempre.

O 1º a falecer foi o meu avô paterno. Era pequena, nem ao funeral fui. Passou um bocado "ao lado". Mas a sua morte foi estranha e repentina.

A 2ª familiar a falecer, foi uma tia. Não a via muito, mas lembro-me que chorei quando soube da sua morte. Era irmã da minha avó materna.

A 3ª familiar a falecer, foi a avó paterna. Já custou mais. Passou os seus últimos dias em nossa casa e felizmente ainda a conseguimos levar de férias. Sou muito grata por isso.

A 4ª familiar que me faleceu  foi a minha avó. Essa sim, foi assim a que me custou mais. Foi a que me criou, passava dias inteiros com ela. Penso que foi aí que descobri o que eu tinha. A minha ansiedade. Pois tive um pico de ansiedade tão grande, uma carga emocional tão forte, que deixei de me conseguir mexer e tive que ser retirada de arrasto do velório.

A 4ª familiar (assim considero) foi a madrinha da minha irmã. Era amiga da família à tantos anos que era já família. Foi uma morte prematura e inesperada também.

Já passei por mais situações difíceis, das doenças da minha mãe, ao perder emprego, ao ter que me sustentar com 50€ por mês... Mas perder alguém é mais complicado.

Mais uma vez, sou grata por ter sido isto o mais difícil da minha vida. Se calhar nem tenho noção do que é ter uma vida complicada e nesse sentido, sou grata por estar, até à data, nessa ignorância.

Sou grata por ter partilhado momentos felizes com as pessoas que referi acima.




4 comentários:

bea disse...

Há uma coisa que disse e considero muito importante: sermos gratos pelos bons momentos que vivemos com quem já partiu. Isso sim, importa. O resto é a vida quem determina, cada um tem de seguir o seu caminho e o fim chega para todos. Mas o tempo dos encontros, o tempo de nos darmos aos outros, esse sim, conta.
Bom fim de semana, Cláudia.

A Teia Dos 20 Mais x! disse...

Sim, perder pessoas é a coisa mais dificil de suportar.

Um beijinho e um bom fds para esses lados ;)

Cidália Ferreira disse...

É difícil quando se perdem pessoas "nossas"
Passo para desejar um feliz fim de semana
-
Um colo que oferece o seu carinho... |Blogue; Com Amor|
-
Beijos e Abraços

Isa Sá disse...

Nunca se está preparado para uma perda....dói muito....

Isabel Sá  
Brilhos da Moda

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...